Caso Bernardo: Leandro Boldrini terá direito a progressão de regime em agosto

Boldrini está preso na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas

Foto: TJ RS/Divulgação

O médico Leandro Boldrini, condenado por participação no plano de morte do filho, Bernardo Uglione Boldrini, terá direito a pleitear a progressão de regime a partir de agosto deste ano.

Independente de a Justiça aceitar o pedido da defesa de anulação do segundo julgamento, concluído em 23 de março, em Três Passos, Boldrini, que está preso desde 2014, atinge em 19/08, o requisito temporal previsto para passar do regime fechado para o semiaberto.

No regime semiaberto, se tiver oferta de trabalho comprovada e a Justiça autorizar, Boldrini poderá, inclusive, sair da prisão no período de expediente.

Como está preso preventivamente desde 2014, esse período de nove anos é contado para fins de progressão, descontado da pena total. Além disso, também é considerado o tempo de remição obtido devido ao trabalho realizado dentro da prisão.

Além do requisito de tempo, a lei prevê que seja apresentado atestado de boa conduta carcerária, documento que é produzido pela direção da prisão. Boldrini nunca teve faltas disciplinares anotadas em sua ficha.