Caso Cardozo: acusado é absolvido
O réu Daniel Panno Lazzari, acusado pela promotoria de ser o mentor da morte do cobrador Vlademir Cardozo, ocorrida em 20 de maio de 2013, foi absolvido em julgamento realizado na quinta-feira, dia 10, no município de Farroupilha. Com um corpo de jurados composto por quatro mulheres e três homens, a sessão se estendeu até por volta das 17h. A acusação foi conduzida pelo primeiro promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Farroupilha, Ronaldo Lara Resende, e ainda cabe recurso da decisão.
Cardozo desapareceu no dia 20 de maio de 2013, após ter se encontrado com Lazzari. O veículo da vítima foi localizado estacionado em frente a um estabelecimento comercial, no bairro Santo Antão. O réu alegou, em depoimento à juíza durante o julgamento, que havia deixado a vítima próximo a um campo no bairro Tamandaré, em Garibaldi, onde ele iria se encontrar com um agiota, cujo nome não foi revelado. Lazzari afirmou que após a carona teria ido para casa.
O corpo de Cardozo foi localizado no dia 21 de maio, na linha Paese, interior de Farroupilha, com diversas marcas de tiros. Um caminhoneiro que passava pelo local acionou a Brigada Militar. A testemunha ainda viu um automóvel Montana passar pelas proximidades, mas não conseguiu identificar a placa e tampouco as pessoas que estavam no interior dele. Cardozo foi morto com pelo menos cinco disparos de arma de fogo.
Foto: Katiane Cardoso e Reprodução Facebook