Caso Rafael: mãe vai ser julgada pelo assassinato de filho nesta segunda
Pai da criança, morador de Bento Gonçalves, vai participar do julgamento
Um crime que chocou o Rio Grande do Sul começa a ser julgado, novamente, nesta segunda-feira, 16/01, quando Alexandra Salete Dougokenski, 35 anos, retorna a Planalto para ser julgada pelo assassinato do filho Rafael Mateus Winques, ocorrido em 2020, quando tinha 11 anos.
A defesa da de Alexandra abandonou a sessão em março de 2022, causando a anulação daquele julgamento. Para o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), que estará representado em plenário pelos promotores de Justiça Michele Dumke Kufner, Diogo Gomes Taborda e Marcelo Bubino, o novo júri deve durar entre quatro a cinco dias.
De acordo com o MPRS, além da ré Alexandra, serão ouvidas outras onze testemunhas. Após as oitivas das testemunhas, o interrogatório da ré e a acareação entre Alexandra e o pai do garoto, o agricultor Rodrigo Winques, serão iniciados os debates. O Ministério Público e a defesa terão 1h30 cada para se manifestarem. Réplica e tréplica, se houver, serão de uma hora cada.
Relembre o caso
Rafael Mateus Winques, 11 anos, desapareceu em maio de 2020. O corpo da criança foi localizado dias depois, após a própria mãe, Alexandra, confessar o crime e apontar que o corpo estava dentro de uma caixa de papelão a poucos metros de casa. Atualmente ela nega o homicídio.
Em março do ano passado, o mesmo julgamento foi desfeito aos 11 minutos. Agora, a previsão é de que o caso chegue a um desfecho.