• Vinícola Garibaldi

Caso suspeito de meningite é investigado em escola infantil de Bento Gonçalves

  • Vinícola Garibaldi

Segundo a prefeitura, as atividades não foram interrompidas, sendo tomadas medidas de prevenção apenas para os estudantes da mesma sala de aula da criança com o caso suspeito

Foto: Google Maps

Um caso suspeito de meningococcemia foi notificado em uma escola infantil de Bento Gonçalves. O comunidade foi divulgado na tarde desta terça-feira, 11/06.

De acordo com a secretaria de Saúde de Bento, o caso ocorreu na Escola Municipal Infantil Arco-Íris da Alegria, no bairro Vila Nova. Após notificação do Hospital Tacchini sobre um caso suspeito de meningococcemia na referida escola, a SMS teria tomado todas as medidas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para prevenção a novos casos da doença. 

“A Secretaria da Saúde reitera que o comunicado com orientações que está circulando nas redes sociais apresenta procedimentos que devem ser tomados exclusivamente pelas crianças da mesma sala de aula, não sendo necessários para outras escolas do município. Também não haverá a interrupção de atividades”, diz a nota.

Ainda de acordo com a prefeitura, as secretarias estão em contato com os profissionais da escola, oferecendo todo suporte necessário, além de monitorar a situação para proteger a saúde da população.

A doença

A meningite é um processo inflamatório que pode ser causada por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos, entre outros) e os agentes não infecciosos (traumatismo). A imunização contra a doença está disponível em todas as unidades de saúde.

Formas de prevenção

  • Lavar as mãos com água e sabão;
  • Manter o ambiente arejado;
  • Higienização dos ambientes de circulação de pessoas com água e sabão.

Alguns sintomas observados em pacientes maiores de um ano de idade são: febre, dor de cabeça, náusea e vômito, rigidez de nuca, confusão mental, sonolência e sinais de irritação.

Em caso de sintomas, deve ser procurada a unidade de saúde mais próxima.