Caso Toddynho: dois registros em Caxias

A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul está alertando a população sobre a interdição cautelar no comércio distribuidor e varejista do achocolatado Toddynho Original, fabricado pela PepsiCo do Brasil Ltda. Nesta terça-feira, dia 4, o governo do Estado confirmou que dois casos foram registrados em Caxias, além de outros 20 em outras cidades.

Tanto em Bento, quanto em Caxias, estabelecimentos comerciais devem retirar o produto de circulação. A orientação é que a população não consuma a bebida uma vez que um dos lotes do produto causou ardência e irritação na mucosa da boca. A interdição cautelar de todos os lotes do Toddynho foi determinada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

A medida está em vigor a última sexta-feira, dia 30, mas nesta semana ainda é possível encontrar o produto à venda em alguns supermercados da região. Conforme a Coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Arlete Viezzer, a interdição foi ocasionada pela detecção de alteração no pH da bebida. “A não comercialização do produto segue até que as análises sejam concluídas”, diz. A prefeitura informa que em caso de ingestão do produto, associada a sintomas anormais, é necessário entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelos telefones (54) 3290 4568 e (54) 3290 4560.

Em Bento Gonçalves, a Vigilância Sanitária do município iniciou na segunda-feira, dia 3, a apreensão cautelar do produto. Segundo a fiscal sanitária Carla D’Arrigo Ramos, não há prazo para terminar o recolhimento, mas quanto mais rápido melhor. “O produto ficará armazenado no próprio estabelecimento até a segunda ordem”, afirma. Ela orienta que caso alguém ingerir o produto e sentir alguma irritação ou ardência na boca deve procurar o atendimento médico e comunicar a Vigilância Sanitária se o produto estiver sendo comercializado. O contato pode ser feito pelo telefone (54) 3055 7257.

Em nota, a PespiCo comunica que está efetuando o recolhimento do lote L4 32 05:30 a L4 32 06:30, com validade até 19 de fevereiro de 2012, do Toddynho Original distribuído no Rio Grande do Sul. A empresa informa que “devido a uma falha pontual do processo produtivo, cerca de 80 unidades estão impróprias para o consumo” e pede ao consumidor que encontrar produtos deste lote que não os consuma e entre em contato com o serviço de atendimento pelo número 0800 703 2222. A PepsiCo atesta que os produtos Toddynho não correspondentes ao lote identificado acima “encontram-se em perfeitas condições para consumo”.

Eduardo Kopp e Francine do Nascimento Ghiggi

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa