Caxias assume a referência em traumatologia

As cirurgias de alta complexidade em traumatologia e ortopedia serão assumidas provisoriamente pelo Hospital Pompéia, de Caxias do Sul. A princípio, serão disponibilizadas 16 cirurgias mensais para 34 municípios da região Vinhedos e Basalto, sendo oito de urgência e oito eletivas.

De acordo com a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Solange Sonda, a expectativa é que o serviço inicie em setembro. Enquanto isso, o órgão prepara o encaminhamento do credenciamento do Hospital Virvi Ramos, também em Caxias do Sul, que demonstrou interesse em assumir o serviço em definitivo.

Em maio deste ano, o Hospital Beneficente São Carlos (HBSC), de Farroupilha, anunciou que deixaria de ser referência na área para a região. Segundo dados da secretaria municipal de Saúde de Bento Gonçalves, até maio deste ano, foram encaminhados 79 pacientes locais para procedimentos de alta complexidade em traumatologia e ortopedia. Com uma média de 16 novas solicitações mensais, a fila de espera no município era de mais de 450 pacientes.

A decisão do HBSC foi tomada devido às altas despesas bancadas pela prefeitura de Farroupilha para o atendimento de pacientes de outros municípios. Enquanto o Ministério da Saúde não descredenciar a instituição, os atendimentos de urgência e emergência seguem sendo realizados em Farroupilha.

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também