Caxias busca solução para alagamentos

A prefeitura de Caxias do Sul está buscando alternativas para evitar que os alagamentos voltem a prejudicar a comunidade. Conforme o secretário de Obras e Serviços Públicos de Caxias do Sul, Edio Elói Frizzo, o objetivo é que o problema não volte a acontecer. A chuva que caiu durante o sábado, dia 25, causou alagamentos e deslizamentos na cidade, repetindo o que ocorreu no dia 7 de fevereiro.

No bairro São José, uma equipe permanente está trabalhando na limpeza de bocas de lobo, na desobstrução de uma galeria no final da rua Moreira César e na abertura de outra para escoar a água até o arroio Dal Bó. No bairro Fátima Baixo, o secretário afirma que as obras de limpeza e canalização do arroio continuam. “As últimas chuvas acabaram destruindo o que já havia sido feito, mas prosseguiremos com a obra”, comenta. Nos demais bairros afetados também há obras emergências de canalização.

De acordo com Frizzo, estão sendo feitos estudos para quatro lagoas de contenção. “São tanques, como piscinões, que receberão a água das chuvas, que depois serão liberadas gradativamente”, explica.  As obras serão na região dos bairros São José e Fátima. A previsão é de que sejam iniciadas assim que o estudo topográfico fique pronto. 

Moradores do bairro São José, um dos locais atingidos em outras chuvas, fizeram novos protestos. Segundo o registro da Brigada Militar (BM), pouco antes das 20h30, ruas do bairro foram trancadas e os manifestantes queimaram pedaços de madeiras e um contêiner de lixo. A BM foi acionada para controlar a manifestação.

Francine Ghiggi

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa