Caxias do Sul é a 10ª cidade do Estado a operar o Tudo Fácil Empresas

Município é o primeiro da região da Serra Gaúcha a disponibilizar o sistema

Tudo Fácil Empresas Caxias2
Presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Lauren Momback, na solenidade de lançamento – Foto: Samuel Maciel / Prefeitura de Caxias do Sul / Divulgação

Caxias do Sul é o 10º município do Estado a disponibilizar o Tudo Fácil Empresas, plataforma que permite realizar a abertura de empresas de baixo risco em até dez minutos de maneira gratuita e em apenas uma plataforma. O município é o primeiro da serra gaúcha a implementar o serviço, desenvolvido pela Junta Comercial (JUCIS) em parceria com o governo do Estado.

A solenidade de lançamento do programa ocorreu na última segunda-feira, 07/11, no Centro Administrativo do município, com a presença dos secretários do Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, do Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, e da presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS), Lauren Momback.

No ato, Maraschin destacou que o Rio Grande do Sul é o único Estado no Brasil a disponibilizar o serviço totalmente gratuito e automático em uma única plataforma. Gastal informou que 90% das empresas abertas no RS se enquadram na classificação de baixo risco. Segundo ele, o sistema permite a abertura dessas empresas “em até 10 minutos, sem qualquer tipo de intervenção humana, direto pelo smartphone, tablet, computador, sem depender de ninguém e sair naquele momento com todas as autorizações necessárias”.

O serviço, lançado na capital dos gaúchos em dezembro de 2021, também opera em mais nove municípios: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Bagé, Panambi, Erechim, Gravataí, Santa Cruz do Sul, Esteio e Estrela. Outros dois municípios já estão com o sistema pronto para o lançamento, Farroupilha e Rio Grande.

Com o objetivo de facilitar a vida do cidadão que deseja abrir seu próprio negócio, o programa Tudo Fácil Empresas destaca a praticidade em ajudar o empreendedorismo. A ferramenta foi desenvolvida no âmbito do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede), cuja presidência é exercida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).