Caxias recebe projeto Polícia Comunitária

A Polícia Comunitária foi lançada oficialmente em Caxias do Sul nesta quarta-feira, dia 14. A solenidade ocorreu pela manhã no 12º Batalhão de Policiamento Militar (BPM) e contou com a presença do secretário Estadual de Segurança Pública (SSP), Airton Michels, do prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, entre outras autoridades.

O policiamento comunitário é um projeto piloto da SSP, formado a partir de estudos do tenente-coronel Júlio César Marobin, interlocutor no Estado perante o Ministério da Justiça (MJ). A princípio serão 10 núcleos, atendendo 18 bairros (confira lista). Em cada um dos núcleos haverá três policiais. Eles irão residir nas áreas de atuação. “Eles estarão convivendo com a comunidade. Não serão apenas policiais, mas cidadãos”, destaca Michels.

Segundo o secretário, um dos objetivos é que esses policiais atuem na prevenção. “Além de agir, eles têm o potencial de evitar que crimes sejam cometidos”, avalia. O prefeito acredita que os resultados podem levar algum tempo para serem vistos. “Peço paciência. As coisas não vão acontecer de uma hora para outra. Espero que possamos ser exemplo para outras comunidades”, ressalta Sartori. No final do evento foram entregues os equipamentos e as 11 novas viaturas que serão usadas para o projeto.

Núcleos e bairros:

Núcleo 1: Pio X e Santa Catarina

Núcleo 2: Exposição, Panazzolo e Cristo Redentor

Núcleo 3: Rio Branco

Núcleo 4: Lourdes

Núcleo 5: Bela Vista

Núcleo 6: Sanvitto, Floresta e Medianeira

Núcleo 7: Sagrada Família

Núcleo 8: Santa Lúcia, Cohab e Colina Sorriso

Núcleo 9: São Pelegrino

Núcleo 10: Petrópolis e Presidente Vargas

 

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa