Caxias sedia audiência sobre campus da Ufrgs
A primeira das três audiências para decidir qual município da Serra Gaúcha ganhará um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foi realizada na última semana em Caxias do Sul e contou com ampla mobilização da comunidade. Em processo de discussão com cidades que têm interesse em contar com o campus e em fase de desenvolvimento, o projeto de expansão da universidade para a região foi analisado pelo vice-reitor Rui Vicente Oppermann e por autoridades da cidade. O auditório da escola estava lotado de pessoas apoiando a vinda da universidade para Caxias do Sul.
Segundo o vice-reitor, a Ufrgs já decidiu que virá para a região. Resta saber em que município será instalado o campus. “É um desafio que está colocado para os municípios da Serra. A disputa é natural e não é a universidade que vai decidir o local da instalação. Quem vai decidir é o conjunto das comunidades da Serra Gaúcha”, disse Oppermann. “Todos vão ganhar. A Ufrgs não virá apenas com cursos de graduação, virá para fazer pesquisa e integrar-se com a sociedade”, estima.
Mais duas audiências públicas serão realizadas para a discussão do projeto do campus da Ufgrs na Serra Gaúcha. A próxima reunião ocorre no dia 24 de outubro, em Bento Gonçalves. Depois, Veranópolis recebe o encontro no dia 25 de novembro.
Na edição do SERRANOSSA da próxima sexta-feira você confere mais detalhes sobre este assunto.
Eduardo Kopp
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa
Orkut: http://www.orkut.com.br