Celebrações de Corpus Christi mobilizam fiéis nesta quinta

A quinta-feira, dia 31, será marcada pela religiosidade. Para os católicos, a data é dedicada à comunhão do corpo e sangue de Jesus. A confecção de tapetes e celebrações de Corpus Christi seguidas de procissão são programadas pelas paróquias de Bento Gonçalves.

Na Paróquia de Cristo Rei, no bairro Cidade Alta, a missa será realizada no período da manhã. Assim como nos anos anteriores, os fiéis são convidados a irem à missa com donativos para entidades assistenciais, que serão agrupados em forma de tapete em frente à igreja. Também pela manhã haverá celebração na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos, onde haverá confecção de tapetes.

Na Paróquia São Roque, a missa ocorre somente à tarde. Segundo os organizadores, os enfeites confeccionados com serragem foram preparados na noite da última terça-feira, dia 29. A montagem em frente à igreja também ocorrerá após o meio-dia. Aos fiéis é solicitada a doação de cobertores e agasalhos, que serão depositados junto aos tapetes. Os itens arrecadados serão destinados à Sociedade São Vicente de Paulo, que fará o encaminhamento aos mais necessitados. 

No Centro da cidade, a mobilização iniciará logo no início da manhã. Às 6h começa a montagem dos tapetes de serragem colorida. A missa ocorre à tarde, seguida por procissão. Neste dia também acontecerá arrecadação de alimentos não perecíveis para a Casa Pão dos Pobres. 

Trânsito

O trânsito estará parcialmente interrompido em determinadas vias. Todos os bloqueios estarão devidamente sinalizados e monitorados por Agentes de Trânsito que indicarão as rotas alternativas.

Procissão de Santo Antônio: o percurso da procissão iniciará na rua Marechal Deodoro, seguindo pelas ruas Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco até a Cândido Costa, retornando pela rua Marechal Deodoro até a Igreja Santo Antônio. Devido a isso, o lado direito da rua Marechal Deodoro, desde a Júlio de Castilhos até a Igreja Santo Antônio, estará bloqueado a partir das 5h, sendo que o lado esquerdo estará livre para circulação de veículos. A partir das 15h, a Marechal Deodoro com a Saldanha Marinho e rua Júlio de Castilhos com a Ramiro Barcelos, também estarão com o trânsito totalmente interrompido. A previsão de liberação é às 17h30. O ponto de ônibus será transferido para a rua Ramiro Barcelos de fronte ao Colégio Aparecida.

Procissão de São Roque: a procissão inicia às 15h com saída em frente à Igreja São Roque, seguindo pela avenida São Roque até a rua Raul Moreira e retornando ao ponto de saída. O trecho que abrange o percurso estará bloqueado, conforme mapa, com previsão de liberação da via às 16h.

Procissão de Cristo Rei: a procissão inicia às 9h30 na Igreja Cristo Rei, seguindo pela rua Doutor Casagrande, Duque de Caxias, Silva Paes e finalizando na Doutor Casagrande. As vias que abrangem o percurso da procissão estarão interrompidas conforme mapa.

Programação  em Bento

Paróquia Cristo Rei 
9h30 – missa seguida de procissão ao redor da igreja

Paróquia São Roque
15h – missa

Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Faria Lemos)
9h – missa

Paróquia Santo Antônio
15h – missa solene campal
16h – procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas
18h – primeira noite da trezena de Santo Antônio

Garibali terá confecção de tapetes e procissão

O colorido de tapetes deve tomar conta das ruas de Garibaldi com a tradicional procissão de Corpus Christi nesta quinta-feira, 31 de maio. Os temas centrais deste ano serão “Leigos em missão na família, Igreja e sociedade” e a Campanha da Fraternidade 2018.

A procissão terá início logo após a Santa Missa Campal, que iniciará às 9h30, presidida pelo pároco Frei Jadir Segala e acompanhada pelos freis Aldo Colombo, Clemente Dotti e Celeste Conci.  No total, 13 grupos trabalharão na confecção dos tapetes que utilizam serragem colorida em um trajeto de 415m ao longo das ruas Dante Grossi, Júlio de Castilhos, Buarque de Macedo e Carlos Barbosa, seguindo pela escadaria e no largo em frente à Igreja Matriz São Pedro. Serão consumidas 330 sacas de maravalha e 110 sacas de serragem colorida, além de outros materiais para os enfeites.

As ruas serão sonorizadas e haverá postos para coleta de alimentos não perecíveis e material de limpeza, que serão doados para a Casa de Repouso Arco-Íris e ao Fraterno Auxílio Cristão (FAC). Os tapetes ficarão expostos para o público visitar e fotografar até as 17h. A comissão organizadora já trabalha há mais de dois meses no planejamento das tarefas e no tingimento dos materiais e agradece o empenho das equipes e dos colaboradores em mais um ano de celebração.

Na quinta-feira, os trabalhos iniciam às 6h, com voluntários de todas as idades. Os grupos que participam são: Movimento de Emaús, Cursilho, Chammá, Catequese, Renovação Carismática, Canarinhos de Garibaldi, Fraterno Auxílio Cristão (FAC), a escola Armando Peterlongo com o grupo de Casais Encontristas, e as escolas Dante Grossi, Irmã Teofânia, Sagrado Coração de Jesus e Santo Antônio. A coordenação dos trabalhos está a cargo do Movimento Cursilho e conta com o apoio da Paróquia São Pedro, da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, e da Brigada Militar.

Trânsito

O trânsito será interrompido em algumas vias durante períodos da noite de quarta-feira, dia 30, e na quinta-feira, dia 31, para a confecção de tapetes e celebração de Corpus Christi. Os trechos das ruas em que haverá procissão serão fechados a partir das 5h de quinta-feira, 31: ruas Dante Grossi, Júlio de Castilhos, Buarque de Macedo e Dr. Carlos Barbosa. As vias serão novamente liberadas após limpeza, por volta das 18h. O trânsito para quem circular pela área será desviado para as ruas Borges de Medeiros e Dante Grossi, além da travessa Emídio Jacinto Ferreira. Na noite de quarta-feira, dia 30, o fluxo de veículos nos mesmos locais será interrompido das 19h às 20h para a demarcação dos tapetes.

Saiba mais

Corpus Christi significa corpo de Cristo e celebra a eucaristia, a comunhão do corpo e sangue de Jesus. O feriado é celebrado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, é o domingo seguinte ao de Pentecostes (50 dias depois da Páscoa). A tradição da confecção de tapetes surgiu em Portugal e foi trazida com os colonizadores.