Central de Compras deve gerar economia

Com o objetivo de concentrar as compras de todos os setores da administração municipal e gerar economia aos cofres públicos, a prefeitura de Bento Gonçalves planeja implantar uma Central de Compras no início de 2015. A previsão é que o departamento já entre em funcionamento em janeiro. “Entre as vantagens, estão a padronização do processo e a redução de custos, por comprar em maior quantidade”, explica o secretário municipal de Finanças, Marcos Fracalossi.

A Central de Compras irá possibilitar uma visão mais ampla das necessidades do Poder Executivo. Uma das principais diferenças será em relação à aquisição de pequenos itens, como material de escritório, por exemplo. Para compras até R$ 8 mil, em que há dispensa de licitação, cada secretaria buscava o valor mais barato de três orçamentos. Com a mudança, o servidor municipal enviará à Central de compras a descrição do produto solicitado e, por sua vez, caberá aos orçamentistas do departamento fazer o levantamento de preço. A compra em maior quantidade gera economia de recursos, ao invés da aquisição feita individualmente por cada secretaria.

Um dos pontos fracos, entretanto, será a burocratização dos processos. “Para isso, criamos rotinas que irão amenizar este problema”, garante Fracalossi. A equipe, que ainda está sendo recrutada, será composta por 12 servidores realocados de outras secretarias. “Em um orçamento de cerca de R$ 300 milhões, se tivermos uma economia de 2,5% não teríamos os problemas enfrentados hoje com a queda nos repasses”, destaca o secretário.  

Para a implantação da Central de Compras, o município foi buscar inspiração em Maringá, no Paraná. Três servidores foram conhecer de perto como funciona o Almoxarifado Central e a Central de Compras no município paranaense em junho. A cidade é considerada referência pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em organização, transparência, centralização, eficiência, economia, agilidade e redução da burocracia.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também