Ceran emite alerta para usina 14 de Julho e pede retirada de moradores das proximidades

De acordo com Sandro Vaccaro, coordenador de Meio Ambiente da Ceran, NÃO há risco de rompimento da barragem e a medida é de precaução

Ceran emite alerta para usina 14 de Julho e pede retirada de moradores das proximidades
UHE 14 de julho. Acervo SERRANOSSA. Foto: Diogo Zanetti

A Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) emitiu comunicado, na tarde desta quarta-feira, 1º/05, sobre a situação das barragens do Rio das Antas.

Segundo a Ceran, “devido à alta vazão do Rio das Antas e das fortes chuvas na região, que causaram a queda de barreiras em várias estradas de acesso e perda de sistemas de comunicação, as barragens de Monte Claro e Castro Alves encontram-se em estado de atenção”.

Contudo, é a barragem 14 de Julho que preocupa, pois está em estado de ALERTA. Na margem direita da usina está Cotiporã e Veranópolis; na margem esquerda, Bento Gonçalves.

“Foi solicitado à Defesa Civil a retirada preventiva da população de jusante e acionada as sirenes de evacuação de 14 de Julho. Qualquer novidade, vamos atualizar nossas redes sociais, site e veículos de comunicação”, diz o comunicado.

De acordo com Sandro Vaccaro, coordenador de Meio Ambiente da Ceran, NÃO há risco de rompimento da barragem. “Nós colocamos em estado de alerta e acionamos as sirenes porque nós estamos sem acesso à Usina e sem comunicação de cota e evasão do rio”, afirmou em áudio encaminhado à imprensa pelo capitão do Corpo de Bombeiros de Bento, Gustavo Kist.

O prefeito de Bento, Diogo Siqueira, se manifestou pelas redes sociais: