Cerca de 12,7 mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe em Bento Gonçalves
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começou no dia 10 de abril e segue até o dia 26 de maio, já imunizou cerca de 12,7 mil pessoas em Bento Gonçalves, segundo dados do Setor de Imunizações da secretaria municipal de Saúde. A meta deste ano é vacinar 90% do grupo prioritário. O município já recebeu da 5ª Coordenadoria Estadual de Saúde 24,5 mil unidades da vacina. Para o chamado “Dia D” (13 de maio), outras 6 mil doses devem ser enviadas.
Conforme o coordenador do setor de imunizações, Maichel Manfredini, a procura está um pouco menor do que no ano passado em razão de ainda não terem sido registradas mortes decorrentes da doença no Rio Grande do Sul. Apesar disso, ele acredita que o município conseguirá atingir a meta.
Até o momento, os idosos foram os que mais procuraram pela imunização – no ano passado o município ultrapassou a meta relacionada a eles. O grupo prioritário é composto ainda por crianças a partir dos seis meses até menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), doentes crônicos com apresentação de prescrição médica ou cópia de uma receita atualizada deste ano, população indígena e professores das redes pública e privada, que pela primeira vez foram incluídos na campanha.
Manfredini faz um alerta para a importância de gestantes e crianças receberem a vacina. “As gestantes podem ser imunizadas em qualquer idade gestacional, não há contraindicações”, explica. No caso das crianças, ele acredita que a maior procura ocorrerá no próximo sábado, dia 13, quando as unidades de saúde – exceto dos bairros Cohab II, Maria Goretti e do interior – estarão abertas das 8h às 17h. A recomendação é que os pais levem os filhos com a carteira de vacinação em mãos, preferencialmente nas unidades dos bairros e não na unidade móvel que prestará o serviço na Via Del Vino. Caso a criança tenha deixado de tomar alguma vacina, a atualização poderá ser feita no posto, que terá outras doses disponíveis.
Contraindicações
A vacina é contraindicada para indivíduos com história de reação alérgica grave às proteínas do ovo (ovo ou produtos do ovo), às proteínas de galinha, a qualquer componente da vacina (ou seja, como definido na composição, incluindo os resíduos de fabricação), ou após a administração prévia desta vacina ou outra vacina contendo os mesmos componentes. Também é contraindicada para crianças menores de seis meses de idade.