Cerca de 3 mil pessoas estão com a segunda dose atrasada em Bento

A prefeitura de Bento Gonçalves ainda aguarda a chegada de doses em quantidade da CoronaVac para dar andamento à aplicação da segunda dose. Até o momento, cerca de 3 mil pessoas já completaram o prazo máximo para a segunda aplicação. Assim que chegarem as novas doses, o primeiro grupo a ser contemplado deverá ser o de idosos de 68 e 69 anos, que recebeu a imunização no dia 27/03. 

A falta de doses da CoronaVac é decorrente do atraso no recebimento de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), responsável pela produção da vacina no Butantan. Com isso, o envase do imunizante foi paralisado do dia 7 ao dia 19 de abril, acarretando no desabastecimento para os municípios. Além disso, os estados seguiram a orientação do Ministério da Saúde e utilizaram as últimas remessas para aplicar a primeira dose, sem reter quantidades para a segunda aplicação. 

Na quinta-feira, 29/04, o RS recebeu apenas 7.200 doses da CoronaVac, número novamente insuficiente para dar continuidade à segunda dose. “É uma quantidade praticamente insignificante. Não sei se chagaremos a receber 100 doses dessa remessa”, lamenta a secretária de Saúde, Tatiane Fiorio. “No início da próxima semana uma nova remessa deverá ser repassada ao Ministério da Saúde e, posteriormente, ao Estado, mas não há confirmação ainda”, adianta. 

Questionada sobre a eficácia do imunizante após o período máximo de 28 dias, recomendado pela fabricante, a secretária afirma que o município se baseia em uma nota técnica do governo do RS. “Conforme a nota, o atraso de alguns dias não teria efeitos negativos na vacinação, mas que a imunização completa apenas se daria a partir do 15º dia do recebimento da segunda dose”, explica.