Cerca de 4 mil pessoas estão com a segunda dose da AstraZeneca em atraso em Bento

Secretaria municipal de Saúde afirma que atraso se deve há um período em que a Fiocruz ficou sem produzir a vacina nas últimas semanas, mas garante que situação deverá se normalizar nos próximos dias com o recebimento de novas doses

Foto: arquivo/SERRANOSSA

A aplicação da segunda dose da AstraZeneca em pessoas vacinadas após o dia 03/07 segue atrasada em Bento Gonçalves. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, cerca de 4 mil pessoas de pelo menos três datas distintas aguardam a segunda aplicação no município. A explicação para o atraso, conforme a pasta, se dá pela paralisação da produção da vacina pela Fiocruz, que ocorreu há algumas semanas. Dessa forma, o mesmo cenário é encontrado em outros municípios do RS e do Brasil. Em Bento, a última remessa recebida foi no dia 13/10, quando foram imunizadas com a segunda dose as pessoas vacinadas no dia 03/07.

Apesar do atraso, a expectativa é que a situação se normalize nos próximos dias, com a entrega de novas doses ao Ministério da Saúde nesta semana. “O COSEMS [Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul] está fazendo um levantamento dos municípios que estão em falta do imunizante”, informa a secretária de Saúde de Bento, Tatiane Fiorio.

Já a segunda dose da Pfizer e da CoronaVac segue sendo aplicada normalmente no município, de acordo com o calendário vacinal.