Cerca de 40 metros da base da Ponte de Cotiporã foi levada pelas águas

Os pilares da estrutura ficaram, segundo a prefeitura de Bento

Cerca de 40 metros da base da Ponte de Cotiporã foi levada pelas águas
Fotos: Prefeitura Bento

A equipe técnica da prefeitura de Bento Gonçalves constatou que cerca de 40 metros da base da ponte que liga o município à Cotiporã foi levada pelas águas. Os pilares ficaram.

Na manhã desta quinta-feira, 16/05, profissionais do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) estiveram no local para verificar os dados causados pela cheia mais recente do Rio das Antas, que deixou a ponte submersa por dias.

Na quarta-feira, 15/05, com a estrutura ainda debaixo d’água, já era possível constatar que ela estava danificada. Os danos são do lado de Cotiporã.

De acordo com a prefeitura, já são estudadas formas de reconstrução da ponte, conhecida pela sua resiliência frente às cheias do rio.

Cerca de 40 metros da base da Ponte de Cotiporã foi levada pelas águas

Na terça-feira, 14/05, o prefeito Diogo Siqueira (PSDB) divulgou um “plano emergencial” para ligar a cidade à Região Norte do Rio Grande do Sul, visto o colapso da BR-470, na ligação com Veranópolis.

A ideia era realizar o trajeto via ERS-431, a travessia da ponte, chegada em Cotiporã e de lá para Veranópolis. Seria um acréscimo de cerca de 7 km no trajeto habitual – com reformas no trajeto, segundo Siqueira.

Na manhã de quarta-feira, 15/05, o ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve na cidade e vistoriou obras em rodovias afetadas, incluindo a Ponte dos Arcos, na 470, e a ponte de Cotiporã.