Cerimônia de recebimento e distribuição da Chama Crioula em Bento Gonçalves

Evento oficial ocorreu na ABCTG

Foto: Prefeitura Bento

Neste domingo, 10/09, ocorreu, na Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG), o recebimento e distribuição da Chama Crioula. Na ocasião, estiverem presentes o secretário de Cultura, Evandro Soares, o Conselheiro Benemérito do MTG e presidente da ABCTG, Adiles Rodrigues de Freitas, o Gaúcho Homenageado dos Festejos Farroupilhas 2023, Sérgio De Toni, vereadores Ari Peliciolli (Cidadania) e Edson Biasi (Progressistas), a 2ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, Isadora Biasek, patrões e patroas de CTGs, peões e prendas. 

Neste ano de 2023, a Chama Crioula foi gerada na cidade de Cristal. Na 11ª Região Tradicionalista, a Chama foi levada para a cidade de Vista Alegre do Prata, no CTG Lança Alegre, para ser distribuída para os CTGs. No dia 09 de setembro, Adiles Rodrigues de Freitas, Claudiomiro Dias e Oedemar de Toni buscaram a Chama Crioula e a trouxeram para Bento Gonçalves. No Parque de Rodeios da ABCTG, foi distribuída para os CTGs do município.

“Quero estender a minha homenagem a essa chama, pois é com sentimento grande que nós temos continuidade”, ressaltou o Conselheiro Benemérito do MTG, Adiles Rodrigues de Freitas. 

Conforme o secretário de Cultura Evandro Soares, o evento marca “um momento de muita gratidão de estar recebendo a Chama Crioula que dá de fato todo esse sentido para os nossos Festejos Farroupilhas, onde temos uma programação muito bem preparada que segue até o dia 20 de setembro com atividades tanto campeiras quanto artísticas de forma gratuita. Quero agradecer a todos os tradicionalistas e gaúchos e gaúchas que fazem esse sentimento do Rio Grande do Sul arder em nosso peito”