Chacina ocorrida no bairro Municipal seria fruto de guerra entre facções em Bento Gonçalves

A Polícia Civil de Bento Gonçalves segue investigando um dos mais graves crimes da história de Bento Gonçalves e a maior chacina registrada neste ano no Rio Grande do Sul: o assassinato de cinco homens no final da noite da última sexta-feira, dia 7, em um bar na rua Lajeadense, bairro Municipal. As vítimas tinham entre 18 e 30 anos de idade e foram mortas a tiros.

De acordo com o delegado Álvaro Pacheco Becker, titular da 2ª DP, o caso tem relação com briga entre facções criminosas. “As investigações que começaram ainda na sexta-feira à noite nos deram a certeza de que houve um embate entre duas facções que estão brigando aqui na cidade pelo território em função do tráfico de drogas. Isso acontece desde o ano passado e a situação só tem piorado. Esse caso mostra que realmente essa briga se transformou em uma guerra e que estão medindo forças”, adianta o delegado.

Durante a semana, testemunhas começaram a ser ouvidas. “Pelo que apuramos inicialmente, no mínimo 10 pessoas estariam no bar no momento do crime, incluindo as cinco vítimas. Já ouvimos três testemunhas, outras duas serão ouvidas na sequência. O número de atiradores ainda é divergente, mas estima-se que tenham sido cinco ou seis”, detalha. Ainda de acordo com o delegado, além dos cinco mortos houve ainda uma pessoa ferida, atingida na perna, que sobreviveu.

“Esperamos que esse fato não se repita e que a gente consiga, através de informações que estamos recebendo, chegar aos autores e prendê-los o mais rápido possível. Para isso também contamos com provas que podem vir através dos laudos de necropsia, dos resultados da perícia no local e de algumas outras investigações que vêm sendo realizadas paralelamente”, informa. “Qualquer pessoa que tenha pistas não apenas sobre esse crime, mas sobre qualquer outro pode entrar em contato com a Polícia Civil, através do telefone 197. As denúncias são anônimas e o sigilo é garantido”, comenta.


O crime

Os cinco homens foram mortos na noite de sexta-feira, dia 7, em um bar na rua Lajeadense, no bairro Municipal, em Bento Gonçalves. Eles estavam jogando sinuca quando foram atingidos pelos disparos, feitos por atiradores que chegaram de carro ao local. Quatro morreram na hora e um foi socorrido em estado grave, mas morreu a caminho do hospital. Houve ainda uma sexta vítima, atingida na perna, que sobreviveu. 


As vítimas

Robert da Silva Ribeiro, de 22 anos. Antecedentes por homicídio doloso (3x), roubo a residência com lesões, roubo a estabelecimento comercial, porte ilegal de arma (2x) e receptação (3x).

Matheus da Silva, de 23 anos, sem passagens pela polícia. 

Cristian Soares Teixeira, de 28 anos. Antecedentes por receptação, roubo a pedestre e posse de entorpecentes.

Lucas Joel Ferrão, de 30 anos. Antecedentes por furto arrombamento em residência, furto qualificado em veículo, desacato e resistência.

Roger da Silva Cabral, de 18 anos. Passagens por furto de celular e comunicação falsa de crime.