Chama Crioula é distribuída aos municípios da 11ª Região Tradicionalista

Com o tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, as atividades serão realizadas até 20 de setembro, com ações na sede da ABCTG, na Casa das Artes e com apresentações artísticas na Via Del Vino

Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves

Neste sábado, 10/09, foi realizada a cerimônia de distribuição da Chama Crioula para os municípios da 11ª Região Tradicionalista. O evento ocorreu no Parque de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva e a centelha foi conduzida pelos cavalarianos. Com o tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, as atividades serão realizadas até 20 de setembro, com ações na sede da ABCTG, na Casa das Artes e com apresentações artísticas na Via Del Vino. 

“Estamos muito felizes em poder dar início a mais uma edição dos Festejos Farroupilhas em Bento Gonçalves”, destaca o presidente da Associação Bento-gonçalvense de Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG), Adiles Rodrigues de Freitas.

Emocionado, o Gaúcho Homenageado dos Festejos, Lourenço Cousin Neto, ressaltou, em poucas palavras, o sentimento de representar a cidade. “Gauchada, muito obrigado pelo que fizeram por mim. Estar neste momento tão bonito, com esta plateia tão querida, é especial. Homenageio Adiles Rodrigues de Freitas e Álvaro Machado de Mesquita”.

Para o secretário de Cultura, Evandro Manes Soares, “o tradicionalismo gaúcho está no pedestal máximo da cidade. Agradecemos por poder estarmos realizando mais este belíssimo evento. Serão dias com uma programação intensa aqui na ABCTG e também na Via del Vino”, disse. 

Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves

O coordenador da 11ª Região Tradicionalista, Luís Carlos Rigon, ressaltou “que possamos comemorar uma excelente semana, junto com os municípios da região tradicionalista. Hoje a chama será espalhada pela região e com ela todo seu simbolismo e tradição”.

O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira destacou que “vivemos em um estado, que vive o movimento tradicionalista e valoriza os nossos antepassados. Neste parque, nos próximos dias, teremos a manifestação deste amor pela cultura, pela tradição, por ser gaúcho”. 

A realização do evento é da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha – ABCTG e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Cultura e conta com o apoio da 11ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Brigada Militar e Sistema Fecomércio – Sesc de Bento Gonçalves. O patrocínio é de CORSAN – Evoluir nos define – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.