Cheia do Rio das Antas em Bento: estradas bloqueadas e casas levadas pelas águas

Conforme dados preliminares da Defesa Civil, mais de 50 casas foram atingidas; duas residências foram levadas pela enxurrada

Foto: Prefeitura Bento

Bento Gonçalves e região enfrentam problemas causados pelas fortes chuvas das últimas horas. Nesta segunda-feira, 04/09, as equipes da prefeitura trabalharam para auxiliar às famílias atingidas pela cheia do Rio das Antas. Por volta das 13h, o nível do rio começou a subir, ocupando, rapidamente, estradas, casas e galpões. 

Na Linha Alcântara, em Faria Lemos, praticamente toda a comunidade foi atingida. A prefeitura realizou uma força tarefa com as equipes das secretarias para auxiliar às famílias mais próximas da costa do rio para retirada de móveis, que foram levados para o Ginásio da Comunidade. 

  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

Um morador foi encaminhado para a Casa de Passagem e cerca de 20 famílias se deslocaram para casa de familiares. Conforme dados preliminares da Defesa Civil, mais de 50 casas foram atingidas. Duas residências foram levadas pela enxurrada. 

  • Vinícola Garibaldi

Também foram realizados atendimentos em diversos pontos da cidade com desmoronamentos, alagamentos e colocação de lona nas casas. Conforme dados até as 18h desta segunda, foram registrados 4008,5 m³/s na barragem. De acordo com o INMET, nas últimas 24 horas, Bento registrou 123 mm de chuvas; nas últimas 48 horas, foram 178 mm.

O prefeito Diogo Siqueira (PSDB) acompanhou os trabalhos e destacou que “a primeira ação foi de auxiliar às famílias a saírem das casas e retirarem seus pertences. Todas as nossas equipes estão mobilizadas e seguem trabalhando. Os relatos dos moradores é de que estamos lidando com a maior cheia dos últimos tempos. Nossa solidariedade aos municípios vizinhos. Vamos seguir em alerta total”

Bloqueios

  • ERS 431 está bloqueada para o trânsito de veículos;
  • O acesso pela ponte de Santa Barbara também está interrompido, após parte da estrutura cair;
  • O trânsito pela Imaculada Conceição está bloqueado;
  • Ponte de acesso a Cotiporã com trânsito bloqueado.
Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também