Chuva causa transtornos em diversos pontos de Bento Gonçalves

A chuva forte que atingiu a região de Bento Gonçalves no fim da tarde desta sexta-feira, 11/02, causou estragos em diversas regiões da cidade. Equipes da prefeitura e corpo de bombeiros se mobilizam para atender ocorrências de alagamentos, desabamentos, destelhamentos e queda de árvores e postes. Conforme dados da Defesa Civil Estadual, foi registrado um volume de 31,2mm de chuva e ventos de 79KM/h.

Até a noite desta sexta-feira, 11/02, equipes da prefeitura trabalhavam no conserto de tubulações nos bairros Borgo, Progresso e São Roque. Também houve destelhamentos nos bairros Ouro Verde, Santa Helena, Fátima, loteamento Capoani, Progresso e Cohab, onde também foram registradas quedas de árvores e postes.

O Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves atendeu quatro ocorrências ocasionadas pelo temporal em cerca de uma hora. Por volta das 16h30, a corporação prestou apoio em desabamento de uma estrutura na rua Herny Hugo Dreher, bairro Planalto. Ninguém ficou ferido. Em seguida, às 16h50, os bombeiros foram acionados para remover um veículo parcialmente submerso na Alameda Todeschini, no bairro Verona. No interior do Corsa, estavam um homem de 37 anos e uma mulher de 40 anos, que foram resgatados pela janela do carro.

Uma árvore de porte médio estava obstruindo a passagem do trem da Maria Fumaça na rua José Sandrin, também no bairro Verona, e foi removida pelo corpo de bombeiros por volta das 17h20. A guarnição entrou em contato imediatamente com a estação férrea, a fim de informar sobre a obstrução da via, sendo que no momento da retirada da árvore o trem de passageiros aproximou-se do local, sendo necessário sua parada total até a liberação da ferrovia.


Poucos minutos depois, às 17h34, os bombeiros também removeram uma árvore que caiu e obstruía parte da avenida Planalto. Ninguém se feriu. As equipes realizaram ainda atendimentos de destelhamento de residências nos bairros Vila Nova, Cohab, Borgo e Progresso, nos quais foram distribuídas lonas com apoio da Defesa Civil. Um poste de energia também chegou a pegar fogo no bairro Fenavinho. A ocorrência foi atendida pelas equipes da RGE.

Na manhã de sábado, 12/02, as equipes ainda trabalhavam no apoio às localidades atingidas. A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) forneceu lona e auxiliou as famílias que tiveram as residências destelhadas. Ninguém ficou ferido.