Chuva dos últimos dias beneficia safra da uva

Nos últimos dias, a chuva que atingiu a região chegou a 83,2 milímetros em Bento Gonçalves, segundo dados da Estação Agroclimática da Embrapa Uva e Vinho. As precipitações foram comemoradas pelos agricultores, em especial os que plantam uvas.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater de Bento Gonçalves, Gilberto Luiz Salvador, as precipitações dos últimos dias foram altamente benéficas para as videiras. “Foi uma chuva que veio devagar e não foi torrencial”, observa, dizendo que nesse período toda e qualquer chuva pode auxiliar na brotação e floração dos parreirais. “Estávamos com relativa estiagem, pois houve pouca incidência no verão e no inverno. Este é um período em que a planta necessita de bastante água”, complementa.

Brotação antecipada

A brotação das videiras deveria começar apenas em setembro, mas neste ano iniciou ainda nos primeiros dias de agosto. O motivo foi a elevação atípica da temperatura durante o período de inverno. Segundo dados da Estação Agroclimática da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves, a temperatura média registrada no mês esse ano foi de 17,3°C, caracterizando agosto como o mais quente dos últimos 11 anos. Com isso, a expectativa é de que a colheita seja antecipada em, pelo menos, 15 dias.

 

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA