CIC/BG apresenta o estudo da economia da cidade

Anualmente o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) desenvolve a Revista Panorama Socioeconômico de Bento Gonçalves, que retrata a economia do município, sua evolução e representatividade nos três setores – indústria, comércio e serviços – fazendo paralelos com o desempenho estadual e nacional. Este ano a publicação está prevista para ser lançada em outubro e está agora em fase final de compilação de dados.

Este ano a revista traz algumas novidades, entre elas a não realização de pesquisas junto às empresas, como ocorria até o ano passado, por haver dados junto aos órgãos públicos que desempenham esse papel, e também terá a implantação de uma nova seção relacionada aos sistemas de capitais, no qual o município não é avaliado somente nos ativos oriundos do capital econômico e financeiro, mas também dos relacionados a outras perspectivas, como por exemplo, o capital humano, o capital cultural e o capital de inteligência. “O conceito dos sistemas de capitais foi desenvolvido pelo professor mexicano Javier Carrillo, do Instituto Tecnológico de Monterrey, indicando que eles surgiram da necessidade do contexto, já que houve uma transição dos sistemas de valor da produção predominantemente baseada no material, para a produção baseada em conhecimento”, destaca o coordenador da pesquisa e diretor de Gestão e Inovação do CIC/BG, Fabiano Larentis.

Disponível em dois idiomas – português e inglês -, a publicação começou a ser elaborada ainda em maio com a definição de pesquisa e envio das solicitações de informações aos órgãos competentes. A análise dos dados é feita pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com o envolvimento dos professores Fabiano Larentis, Monica Mattia e Simone Taffarel Ferreira.

As fontes de informações para a revista continuam sendo o Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS/CAGED), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Receita Federal, a Secretaria Municipal de Finanças, além de associações e entidades patronais ligados aos setores econômicos do município.

O CIC de Bento sempre busca uma aproximação com entidades, associações e órgãos públicos para qualificar o material. “Tudo o que é planejado e realizado em conjunto é mais forte. Os dados que serão apresentados na Revista Panorama tem o intuito de mostrar como está a economia do município e conscientizar as empresas e indústrias de Bento Gonçalves e região”, destaca o presidente da entidade, Leonardo Giordani.

Para 2015 está prevista a retomada da pesquisa junto às empresas associadas, com o objetivo de focar em aspectos comportamentais do como se desenvolve uma gestão, bem como opiniões da classe empresarial sobre as tendências futuras para os setores da indústria, comércio e serviços.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.