CIC-BG: rumo ao centenário

Um grande evento marcou a comemoração dos 99 anos do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) na última sexta-feira, dia 28. Mais de 250 pessoas participaram do jantar de aniversário da entidade, realizado no Salão Carmenère do Dall’Onder Grande Hotel. Na oportunidade, 18 ex-presidentes que estiveram à frente do CIC entre os anos de 1962 e 2013 receberam reconhecimento pelos relevantes esforços em prol do município e da região.

O atual presidente do entidade, Jordano Zanesco, enfatizou o orgulho por fazer parte da trajetória da entidade. “É o legado deixado pelos ex-presidentes e colaboradores do CIC. Nós já reconhecemos o belo trabalho feito por vocês e agora precisamos seguir o exemplo. O CIC-BG é a porta de entrada para que os anseios da comunidade empreendedora da cidade sejam ouvidos. Somos o braço forte do empresário e queremos ajudá-lo com visões de futuro”, disse, em discurso. Emyr Farina, ex-presidente da entidade de 1962 a 1965 – época em que a entidade uniu a Associação Comercial e o Centro da Indústria Fabril –, participou do evento e foi reverenciado.

O prefeito Guilherme Pasin atribuiu ao CIC e ao compromisso empreendedor de cada líder o bom índice de Desenvolvimento Humano de Bento Gonçalves, uma vez que a cidade ocupa a primeira colocação nesse quesito no Estado. “Nesta noite, estamos fazendo o coroamento perante a sociedade do empreendedorismo e da pujança econômica de Bento Gonçalves. A história do CIC se confunde com a do crescimento de nossa cidade”, completou.

Para marcar os 100 anos que se aproximam, já está em fase de produção um livro com depoimentos de ex-presidentes e colaboradores, além de líderes da comunidade que falam sobre cada etapa vivida pela entidade, resgatando histórias e momentos marcantes que explicam por que o CIC  continua sendo forte, participativo e com o prestígio de mais de 680 associados.

“Presidir o CIC-BG é como dirigir uma empresa” – Jordano Zanesco, presidente do CIC

Jornal SERRANOSSA: O que significa ser presidente de uma entidade tão importante quanto o CIC? 

Jordano Zanesco: Acredito ser uma grande oportunidade estarmos participando do processo de representatividade e associativismo dos empresários de Bento Gonçalves e região. Se hoje o município tem um dos melhores índices de desenvolvimento humano do Brasil, isto se deve a um trabalho de toda a sociedade. Os desafios no Brasil são imensos, porém muito maiores são as oportunidades. É apoiando e dando condições para os empresários e líderes do nosso país trabalharem que poderemos fomentar um desenvolvimento contínuo e cada vez mais justo do nosso país.

SERRANOSSA: Quais são as bandeiras defendidas pelo CIC?

Zanesco: Toda entidade de classe só sobrevive hoje com muito profissionalismo e dedicação. Presidir o CIC/BG é como dirigir uma empresa, com o agravante de termos mais de 600 sócios e todos precisarem ser ouvidos. Sendo assim, temos desafios a nível nacional, que são bandeiras pelas quais lutamos junto com outras entidades e que todo o Brasil sente como gargalos de desenvolvimento. De forma mais específica, a questão da falta de investimentos em infraestrutura, estradas, altos custos tributários, segurança, saúde, educação, entre tantos outros. Voltando os olhos para dentro da nossa casa, ainda há a necessidade de nos mantermos perto dos associados, gerando ações de valor, qualificando nossa equipe interna e buscando novas oportunidades para toda classe empresarial. E a melhor forma de termos êxito nestas questões é trabalhando ao lado do Poder Público, reivindicando as necessidades da sociedade e sugerindo políticas de melhorias sociais e econômicas. As entidades e a toda a Serra Gaúcha sempre serão mais fortes unidas. A Serra Gaúcha não pode ter fronteiras, precisamos ter a visão do todo em uma justa proporção de investimento e desenvolvimento.

SERRANOSSA: Qual é a avaliação da sua gestão à frente da entidade? 

Zanesco: Nesta gestão trabalhamos muito forte no momento das eleições municipais, ajudando a criar os planos de governo e informando nossos associados e a sociedade em geral sobre os planos estratégicos e de futuro de cada candidato. Além disso, em parceria com a CICs Serra [Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha], implantamos o sistema de estágios (Depe) que visa proporcionar mão de obra para as empresas e oportunidades para os jovens. As duas edições da ExpoBento bateram recorde de vendas, além de mantermos a tradicional edição da Revista Panorama Sócio Econômico em 2012 – a deste ano está em fase de formatação e deve ser concluída nos próximos meses. Isso sem contar outras várias ações sociais das mais diversas formas.

SERRANOSSA: É possível adiantar quem comandará a entidade no ano em que comemora o centenário? 

Zanesco: Ainda não sabemos. O nome do novo presidente será definido junto ao conselho da entidade.

Reportagem: Raquel Konrad


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.