CIC de Bento busca o alvo

Criar oportunidades para gerar negócios e impulsionar a economia. Este é o principal objetivo que move o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) a continuar apostando na Rodada de Negócios, lançada pela entidade em 2008. Só que desta vez o, CIC pretende incorporar à Rodada uma Feira de Negócios. Para isso, já está sendo enviada às empresas uma Ficha de Intenção com a finalidade de identificar demandas para a viabilização do projeto.

A entidade quer saber o que cada empresa almeja vender e comprar, quais os mercados de interesse e, ainda, se já exporta ou pretende exportar. Com a intenção de promover o evento no mês de outubro, o CIC/BG está mantendo contato com empresas nacionais e internacionais que já manifestaram interesse em participar da ação. A atividade integra a 4ª Rodada de Negócios, 2ª Rodada Internacional de Negócios e 1ª Feira Internacional de Negócios em um único encontro.

“O momento de apontar sugestões, sugerir inovações e identificar áreas de interesse é agora”, garante o coordenador da comissão organizadora, Cícero Zanoni, diretor da Área de Infraestrutura e Logística do CIC/BG. Ele explica que através do preenchimento da Ficha de Intenção é possível traçar o perfil dos compradores a serem convidados, por exemplo. Com isso, a entidade espera superar o resultado alcançado no ano passado quando 13 compradores de nove países da América Latina, além de um da Suécia, estiveram com 53 empresas gaúchas totalizando 252 reuniões. O volume de negócios resultante foi de R$ 1,5 milhão, sendo R$ 890 mil somente no setor secundário.

O diretor da Área de Assuntos Internacionais do CIC/BG, Carlos Belotti, que integra a comissão organizadora, destaca que além de proporcionar um ambiente de negócios, o evento fomenta a aproximação entre empresas, fortalecendo a busca de novos mercados, auxiliando as organizações neste processo sem a necessidade de grandes deslocamentos. A iniciativa ainda possibilita a análise e o posicionamento constante de mercado, despertando o interesse comercial comum. Para este ano, além das reuniões previamente agendadas, as empresas contarão com pequenos espaços para a exposição de produtos.

A programação paralela inclui a realização de um curso para formação de novos exportadores com duração de oito horas. Também será promovido um jantar de confraternização e oferecido um espaço para Embaixadas e Consulados. Informações pelo telefone (54) 2105 1999.

Panorama Socioeconômico

Os trabalhos de organização e preparação da 40ª Revista Panorama Socioeconômico de Bento Gonçalves iniciaram em fevereiro. O CIC/BG está finalizando o processo de envio do formulário da pesquisa às empresas, sendo que o prazo para devolução encerra no final de abril. Com 30 dias, acredita o coordenador do projeto, Alexandre Michelin, também 1º Vice-Presidente para Assuntos de Prestação de Serviços da entidade, as empresas terão tempo suficiente para preencher os dados.

O desafio continua sendo o aumento da representatividade e novas possibilidades de informações que retratem a economia do município. A publicação apresenta a radiografia econômica de Bento, servindo de instrumento para análises mercadológicas, mostrando, inclusive, o desempenho global dos setores econômicos e produtivos. O projeto é desenvolvido em parceria com a Romagna Marketing e Pesquisa.

 

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