Ciclistas paratletas buscam desafio da superação no GFNY Bento Gonçalves

Etapa brasileira da maratona mundial de ciclismo amador, que ocorre em 15 de outubro, recebe inscrições de paratletas

Foto: Acervo pessoal

Tão importante quanto incentivar a prática de atividades físicas e o cicloturismo no país é fomentar a inclusão social. Esse é um compromisso assumido pelo GFNY Bento Gonçalves em sua segunda edição no Rio Grande do Sul. A etapa brasileira da principal maratona de ciclismo amador do mundo abre espaço, também, para a participação de paratletas na prova que ocorre no dia 15 de outubro, em seis cidades da Serra Gaúcha.

São diversas histórias de ciclistas com uma característica em comum: a superação. Um desses exemplos é do bento-gonçalvense Jolmir Stanislososki. Aos 48 anos, o auxiliar de produção sofreu um acidente em 2017 que ocasionou a perda da mão direita. Logo após o ocorrido, foram 12kg a mais e uma série de complicações de saúde provocadas pelo sedentarismo e a consequente desmotivação. Foi nesse contexto que o ciclismo entrou em sua vida.

“Comecei a pedalar em 2018, por conta própria. Foi necessário adaptar o guidão da bicicleta para o apoio do braço direito. Hoje, treino em casa durante a semana, em um equipamento que eu mesmo adaptei para pedalar, e na estrada com um grupo de amigos aos finais de semana”, explica.

O ciclista participou do GFNY Bento no ano passado e espera melhorar ainda mais o desempenho em outubro.

“Treino por conta própria, mas sempre com constância. Fiz o trajeto mais longo em 2022, mesma distância que pretendo fazer agora. Estou bem animado e motivado para pedalar no GFNY”, conta o atleta.

Saiba mais sobre o GFNY Bento Gonçalves

Confirmada para o dia 15 de outubro, a prova apresenta duas opções de percursos: o longo, de 145,3 km (em formato competitivo), e o médio, de 83,2 km.

Ao garantir presença, o ciclista tem acesso a benefícios como camisa Jersey personalizada do GFNY Bento (e outros itens que compõem o kit atleta); estrutura da prova à disposição do ciclista (suporte que vai de atendimento mecânico e médico a estações de alimentação e hidratação); estradas completamente fechadas para a passagem dos ciclistas; resultados baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários; e medalhas de participação para todos que finalizarem o trajeto.

Toda a programação do GFNY Bento será concentrada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Lá, também será realizada a Expo Global Sports – GFNY Bento Gonçalves. A feira tematizada para o universo esportivo ocorre nos dias que antecedem a prova (13, 14 e 15).

GFNY Kids Bento

Outra atração será o GFNY Kids Bento, que ocorre no sábado, dia 14 de outubro, também no Parque de Eventos.

Crianças e adolescentes de 2 a 14 anos recebem a oportunidade de vivenciar a atmosfera das grandes provas do ciclismo mundial, de forma totalmente exclusiva e personalizada. As inscrições são gratuitas (basta se registrar no site da prova). A atração é apresentada pela parceira Specialized.

As inscrições estão disponíveis no site oficial da prova https://bento.gfny.com.

Serviço

O que: GFNY Bento Gonçalves 2023, etapa brasileira do desafio mundial de ciclismo amador GranFondo New York

Onde: em Bento Gonçalves-RS

Quando: dia 15 de outubro de 2023

Inscrições e mais informações: no site https://bento.gfny.com