Cidadãos e empresas ainda podem destinar parte do Imposto de Renda para ações sociais

O ano de 2017 inicia com uma oportunidade especial de exercício da solidariedade em benefício da comunidade: cidadãos e as empresas de Bento Gonçalves ainda podem destinar parte de seu Imposto de Renda (IR) para contribuir com ações sociais desenvolvidas na cidade. Para tanto, basta aderir ao projeto “Leãozinho do Bem”, que estimula a doação de um percentual do tributo para iniciativas locais. Até o final do mês de abril, as pessoas físicas interessadas em ajudar essa importante causa podem direcionar até 3% do valor pago ao Governo Federal para entidades conveniadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). No caso de pessoas jurídicas, o limite é 1%.

O procedimento de destinação da parcela do IR exige que, no momento da declaração à Receita, as pessoas físicas utilizem o formulário completo. As jurídicas devem informar o lucro real. A estimativa é que, anualmente, pelo menos R$ 3 milhões poderiam permanecer na cidade, auxiliando as instituições parceiras, mas, em 2015, por exemplo, as destinações alcançaram apenas R$ 292,5 mil, menos de 10% do total. Com a nova mobilização gerada pelo projeto, a expectativa é que esse montante possa crescer neste ano.

Idealizado pela Associação dos Profissionais e Empresas de Serviços Contábeis de Bento Gonçalves (Apescont-BG), o Leãozinho do Bem conta com o apoio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), do Sicoob Meridional, do Comdica e da imprensa local. Quer conhecer um pouco mais sobre o projeto? Acesse o site (www.leaozinhodobem.com.br) e a página no Facebook (www.facebook.com/LeaozinhodoBem).

Entidades que podem ser beneficiadas:

– Associação Amigos das Crianças
– Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)
– Associação Atlética de Bento Gonçalves (AABG)
– Associação Bento-gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (ABRAÇAÍ)
– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
– Associação dos Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF)
– Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG)
– Associação dos Surdos de Bento Gonçalves (ASBG)
– Associação Integrada ao Desenvolvimento Down (AIDD)
– Bento Vôlei
– Círculo Operário
– Fundação Todeschini
– Lar da Caridade