Cidade de maior conhecimento anunciada em Bento

O Congresso Iberoamericano de Sistemas de Conhecimento – CISC 2011 foi palco do anúncio da cidade ganhadora do prêmio de Mais Admirada Cidade do Conhecimento do mundo. Ao integrar a Cúpula Mundial de Cidades do Conhecimento (Knowledge Cities Word Summit – KCWS 2011) na sua programação, o CISC 2011 foi também o espaço para o prêmio MAKCi – 2011. O evento estava previsto para acontecer em Israel em novembro, porém devido às condições de instabilidade política no Oriente Médio, os organizadores do evento decidiram antecipá-lo integrando-o ao CISC 2011, evento irmão que já faz parte do calendário internacional.

A solenidade de anúncio dos vencedores prêmio foi no dia 26 de outubro, no SPA do Vinho, em Bento Gonçalves. Participaram do evento mais de 20 conferencistas de países como Suécia, Australia, Itália, Espanha, México e diversos países latino americanos que aprofundaram o debate sobre o uso do conhecimento como fator de desenvolvimento. O evento foi organizado pela Comunidade Iberoamericanade Sistemas do Conhecimento, pelo CGI Moveleiro e pela UCS, com o patrocínio da Escola de Gestão Pública da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, SENAI, AMESNE, SIMME e empresas como Bertolini, Masisa, Intelligenza e SPA do Vinho.

A cidade vencedora do prêmio foi Singapura. Também foram premiadas as cidades de Melbourne da Austrália, Holón de Israel e Austin dos Estados Unidos.

Iniciado em 2007, o Prêmio da Mais Admirada Cidade do Conhecimento do mundo (Most Admired Knowledge City Awards – MAKCi) é um processo de consulta internacional estabelecido para identificar e reconhecer as comunidades ao redor do mundo que estão engajadas em um processo formal e sistêmico de uso consciente do conhecimento para o desenvolvimento. São comunidades denominadas como Cidades do Conhecimento pois são deliberadamente preparadas para nutrir conhecimento. São cidades nas quais seus habitantes se comprometem com a tentativa de identificar e desenvolver um sistema de capitais balanceado e sustentável. Em termos econômicos, uma Cidade do Conhecimento é um atalho para uma economia regional direcionada por um alto valor agregado em exportações criado a partir de pesquisa, tecnologia e poder intelectual.

Seguindo essa perspectiva, a MAKCi Awards representa um esforço de duas organizações baseadas e conhecimento: o World Capital Institute, organismo internacional que reúne especialistas no tema  e Teleos, um grupo editorial britânico especializado em Administração do Conhecimento. Ao longo de um ano, especialistas do mundo inteiro participam de uma consulta que visa identificar e reconhecer comunidades, cidades e regiões que estão aumentando o seu capital social e transformando suas realidades a partir do conhecimento baseado na inovação e de soluções para desenvolvimento. Ou seja, cidades que são reconhecidas como motores do capital social para suas regiões.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa