Cidade gaúcha constrói estátua de Cristo maior que a do RJ

Começa a tomar forma em Encantado (RS), no Vale do Taquari, aquela que promete ser a maior estátua do Cristo Redentor no Brasil. Iniciada em 2019, a obra começou na última semana a fase de colocação dos braços e da cabeça da estátua, que ao total terá 43 metros de altura.

A estátua gigante fica na área do chamado Morro das Antenas, próximo à Lagoa da Garibaldi — o espaço foi doado por famílias que idealizaram a construção, há quase uma década.

O projeto contou com doações de pessoas físicas e de empresas para custear o total estimado da obra que chega a R$ 2 milhões.

A proposta inclui ainda um elevador interno, que conduz à região do peito do Cristo, a aproximadamente 40 metros de altura, onde estará um mirante do qual será possível avistar até mesmo o município de Bento Gonçalves, a cerca de 40 quilômetros de distância em linha reta. Os organizadores projetam que o local se torne um ponto turístico importante da região.

A previsão é de que a estátua fique pronta em agosto e disponível para visitação em dezembro de 2021. Atualmente, o maior monumento de Cristo no Brasil fica na cidade de Elói Mendes (MG) e possui 43 metros, levando em conta base e escultura. Já o famoso Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), tem 38 metros de altura.

Após a repercussão da construção da estátua em Encantado, em suas redes sociais, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, escreveu mensagem em que destaca a vista do Cristo do RJ:
"Construir estátua maior é moleza, quero ver é ter essa vista", disse.

Na mesma postagem, o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, respondeu: "O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece. Agora venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari, conhecer nossa cultura e saborear nossa culinária maravilhosa! Vamos adorar receber todos vocês", escreveu.