Cidade terá policiamento comunitário

Há pouco mais de dez dias, a cidade de Caxias do Sul recebeu a visita do secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, para a cerimônia de abertura do programa Polícia Comunitária, projeto piloto da SSP. Agora será a vez de Bento Gonçalves receber o programa. Em reunião no Salão Nobre da prefeitura, na manhã de segunda-feira, dia 26, Michels anunciou que o município também terá policiamento comunitário. “Estamos na fase de aquisição dos equipamentos, até agosto o serviço deve estar operando”, contou Michels.

Segundo o secretário, a cidade terá seis núcleos de Polícia Comunitária, em diversos bairros, e ainda irá contar com um núcleo de Polícia Civil. “Serão, ao todo, 18 servidores, em sua maioria da Brigada Militar. Todos os participantes receberão treinamento ministrado pelo departamento de ensino da SSP”, destaca. A escolha dos policiais que trabalharão no programa será realizada de forma voluntária.

Na última quarta-feira, dia 21, esteve na cidade o coordenador de Policiamento Comunitário, tenente-coronel Júlio César Marobin, apresentando o projeto aos brigadianos do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) e cerca de 30 policiais manifestaram interesse em participar do projeto.

Núcleos

Os bairros nos quais funcionarão os núcleos ainda não foram definidos. “Será realizado um estudo em busca dos locais onde há maior incidência de crimes, a fim de  averiguar qual a necessidade e a possibilidade de instalar o policiamento”, explica. Segundo o secretário, não há um tempo preestabelecido para que cada agente permaneça em um núcleo. “A ideia é que o policial fique no local o tempo que for conveniente e estiver atendendo as necessidades da comunidade. Enquanto ele permanecer atuando no núcleo, terá todo o respaldo necessário da corporação e receberá uma bolsa-auxílio da prefeitura da cidade”, explicou.

O projeto será realizado através da parceria entre governo do Estado, Brigada Militar e a Prefeitura de Bento Gonçalves.

 

Reportagem: Katiane Cardoso

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa