Cidades Inteligentes e Sustentáveis: o futuro é agora


 

Todas as transformações políticas, sociais e econômicas refletem na sociedade e para a sociedade, em períodos instituídos, e a Governança Pública enquanto técnica e ciência social transforma essas atitudes e conhecimentos, colaborando continuamente na estrutura do desenvolvimento e crescimento social. Essa realidade está exigindo que as cidades sejam repensadas de forma alternativa e flexível, tendo como base os conhecimentos da administração pública e políticas, responsabilidades e direitos na gestão pública, governança e finanças, inovação e empreendedorismo.

Há uma necessidade, clamada pela sociedade, de mudanças profundas em toda a administração pública, seja de heranças do passado ou de práticas atuais.  A administração pública brasileira contemporânea deve menos dizer o que e como deve ser feito, e mais estimular a reflexão e promover debates em torno de temas com maior potencial de repercussão, e, para isso, há de se fazer uma ampla discussão, entre acadêmicos, pesquisadores e profissionais desse amplo e multifacetado campo do conhecimento.

A melhoria das sociedades humanas é impulsionada pelo desenvolvimento de estratégias eficientes e eficazes de uso do conhecimento como fator de criação de valor em escala local, regional e global. Assim, o conhecimento é uma construção social e um fator essencial de desenvolvimento com uma estrutura de valores única que caracteriza ambientes sociais complexos. 

Pensando nisso, a UCS Bento desenvolveu o Curso Superior de Tecnologia em Governança para Cidade Inteligentes e Sustentáveis, que tem como objetivo geral formar profissionais para o desenvolvimento de uma governança no setor público que compreenda os mecanismos de liderança, estratégia, orientação e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. 

Na sua organização curricular, o curso busca contemplar, dentro da orientação estabelecida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Tecnologias, conteúdos que traduzam “as inter-relações com a realidade regional, nacional e internacional”, dentro de “uma perspectiva histórica e contextualizada de sua aplicabilidade no âmbito das organizações e do meio através da utilização de tecnologias inovadoras”. Dessa forma, a estrutura curricular do curso organiza-se a partir de quatro Eixos de Conhecimentos e Formação interligados: Administração e Políticas Públicas; Responsabilidades e Direitos; Governança e Finanças; Inovação e Empreendedorismo.

Cada Eixo é constituído de diferentes disciplinas ou unidades de estudo que, articuladas, visam à formação de um gestor público apto à inter-relação com as constantes mudanças do ambiente organizacional e de legislação de uma forma crítica e criativa.