Cinco escolas estaduais estão com aulas presenciais em Bento

Após uma reviravolta judicial, as aulas na rede estadual do Rio Grande do Sul puderam ser retomadas na sexta-feira, 06/11. Dessa forma, ao longo dos últimos dias, cinco instituições estaduais de Bento Gonçalves retomaram ou irão retomar as atividades presenciais com os alunos: colégio Bom Retiro, Cecília Meireles, Mestre Santa Bárbara e Dona Isabel. Nessa quarta-feira, 11/11, o colégio Landell De Moura também retorna com as aulas. 

A decisão de suspensão foi decorrente da ação movida pelo sindicato dos professores e funcionários do estado, o Cpers. Na ocasião, foi reafirmada a obrigatoriedade (conquistada em liminar) de o Estado fiscalizar as escolas com agentes da área sanitária ou de “semelhante capacitação”, antes de permitir a retomada das aulas presenciais. Após decisão da 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, as escolas estaduais ficaram liberadas de retornar sem a necessidade da fiscalização, apenas seguindo os protocolos  sanitários estabelecidos na portaria conjunta 01/2020, publicada pela Seduc e pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), e as medidas do modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado.

Mesmo assim, na área de abrangência da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE), foi optado pela realização de um laudo junto à Vigilância Sanitária do município. De acordo com a coordenadoria, todas as escolas que já retornaram ou irão retornar nos próximos dias já tiveram a emissão do laudo, atestando a segurança das instituições na prevenção ao Coronavírus. 

No colégio Landell De Moura, 30 alunos do Ensino Médio são aguardados para amanhã, 11/11. Para tanto, foi necessária a assinatura de um termo de responsabilidade pelos pais dos estudantes. “Vamos priorizar os alunos que não têm acesso à internet. Então serão mantidas as aulas remotas, e os alunos do presencial não receberão conteúdos diferentes, apenas atividades de reforço, orientações e explicações”, explica a diretora Rosalice Rossetti Morbini. As aulas terão duração de três horas diárias. Já as refeições não serão servidas no refeitório. Ao final de cada aula, os estudantes poderão retirar uma marmita, para comerem em suas casas. 

A data de retorno do Ensino Fundamental ainda não foi decidida, mas a expectativa é que isso aconteça nas próximas semanas. 

"Continuaremos trabalhando diariamente, manhã e tarde, para qualquer informação ou orientação. Estamos preparados para o enfrentamento dessa pandemia e estamos esperando os alunos ansiosamente", declara a diretora. 

Em todo o Rio Grande do Sul, até o momento 168 escolas já estão recebendo alunos para aulas presenciais na rede pública estadual.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também