Cinco milhões de sementes são lançadas em encostas no Vale do Taquari

Entre 29 de abril e 30 de maio, o Estado registrou 4.374 alertas de deslizamentos de todos os portes, em 146 municípios

Cinco milhões de sementes são lançadas em encostas no Vale do Taquari
Foto: Exército Brasileiro

Para marcar o Dia de Proteção às Florestas, 17/07, governo do Rio Grande do Sul, o Exército Brasileiro e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) realizaram uma ação para devolver a cobertura de vegetação nativa a áreas que sofreram deslizamentos de terra no Vale do Taquari. A iniciativa também contou com a colaboração de estudantes de escolas públicas da região.

O lançamento de cerca de cinco milhões de sementes via aérea foi uma das estratégias encontradas pelas equipes técnicas para abranger a maior área possível em locais de difícil acesso. De helicópteros do Exército e da Polícia Rodoviária Federal centenas de mixes de sementes produzidos pelos alunos e embalados em papel de germinação, que cria condições favoráveis para a germinação das sementes, foram lançados em áreas afetadas. Entre 29 de abril e 30 de maio, o Estado registrou 4.374 alertas de deslizamentos de todos os portes, em 146 municípios.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Incluir as crianças nessa ação envolveu uma capacitação de dois dias para estudantes de escolas das redes pública municipal e estadual, promovida pelas equipes da Assessoria de Educação para a Sustentabilidade e da Divisão de Flora da Sema e pelo Ibama.  

  • Vinícola Garibaldi

Marina Althaus, de 13 anos, foi uma das alunas que participou da oficina de mix de sementes. “Nós aprendemos algumas coisas, como espécies de árvores e sementes. Eu achei bem importante essa missão, porque a gente viu os deslizamentos que atingiram a nossa comunidade”, contou.

“É bom participar desses momentos. Eu vi que é muito importante, porque a gente não sabia de muitas plantas nativas daqui. Houve muitos deslizamentos, então, ver isso florescer de novo vai ser muito bom”, complementou Jeniffer Selge, de 15 anos.

Em terra, houve o plantio de 340 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, doadas pelo Jardim Botânico de Porto Alegre. A atividade fez parte do projeto SemeAr, uma parceria entre a Sema, o Comando Conjunto da Operação Taquari 2, o Ibama, a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e as prefeituras de Santa Clara do Sul, Marques de Souza e Pouso Novo.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também