Clube Susfa celebra 60 anos de fundação

Um dos clubes mais tradicionais de Bento Gonçalves comemorou bodas de diamante no último mês de maio. A Sociedade União São Francisco América (Susfa), que por inúmeras vezes cedeu seu nobre espaço para casamentos, festas tradicionais, formaturas e aniversários, hoje é a protagonista, ao comemorar seus 60 anos de glórias. 

Ao longo de sua história, o clube investiu e cresceu. Hoje conta com uma sede social de 800m² de salão livre com palco, copa e cozinha, além de sede esportiva com quadra de futebol. Na campestre, estão à disposição quiosque fechado, galpões, área verde com churrasqueiras e mesas, espaço para camping, campo de futebol e piscinas (exclusivas para sócios). 

A diretoria do Susfa, formada pelo presidente Eduardo Belatto e vice-presidentes Ceres Czarnecki, Fernando Bettoni e Vladimir Oliveira, empenha-se todos os anos para proporcionar novos eventos com a qualidade que já é peculiar ao clube. Atualmente, são realizados bailes para a melhor idade todas as quartas-feiras à tarde, das 14h às 18h30, às sextas-feiras, das 22h às 4h, e aos domingos, das 14h às 23h. Além disso, é promovido o tradicional jantar de aniversário do clube sempre no último sábado do mês de maio.

Em sua admirável trajetória, os sócios e frequentadores do Susfa puderam participar de momentos históricos, que reuniam a sociedade bento-gonçalvense, como os shows das Frenéticas, Moacir Franco, Dante Ramon Ledesma, Engenheiros do Hawaii e os tradicionais bailes com Edinho Banda Show, Irmãos Bertucci, Os Incríveis, Arpege, Impacto e Francisco Petrônio e sua Orquestra, entre outros.

Os rivais que se uniram e fundaram o Susfa

Muitos que frequentam os bailes e eventos promovidos pelo Susfa não conhecem a sua curiosa fundação. Tudo começou na década de 50, quando um grupo de amigos jogava bola no campinho de futebol do conhecido Di Loti, hoje bairro São Francisco. O arquiteto José Morbini (que projetou a atual sede social e a sede campestre do clube) era o goleiro da equipe e o mais velho da turma. Na época, o time do América destacava-se no cenário nacional e acabou conquistando muitos novos torcedores em Bento Gonçalves, inclusive Morbini, que antes costumava acompanhar os jogos do Fluminense pela Rádio Nacional. Motivado pela nova paixão, o time passou a se chamar América Futebol Clube, fundado em 20 de maio de 1953. Seu primeiro presidente foi Ângelo Zandoná.  

O time cresceu e começou a disputar torneios em Santa Tereza, Monte Belo do Sul, Cotiporã e outras localidades da região. No livro de registro de jogos, consta que o América Futebol Clube venceu a equipe do Americano de Lajeado pelo placar de 3 a 0, no campo do Esportivo, e tornou-se campeão Estadual de Amadores Série Azul, um orgulho para a cidade.

Já na década de 70, foi criada a Sociedade Esportiva e Recreativa São Francisco de Assis, uma equipe formada por moradores das redondezas do Cemitério Municipal. Surgiu, então, uma rivalidade entre os times, já que ambos eram praticamente do mesmo bairro. Mas não durou muito. No mesmo ano, as equipes resolveram se unir. No dia 23 de janeiro de 1970, nasceu a Sociedade União São Francisco América, o Susfa. A partir dessa data, uma história de sucesso começou a ser escrita na sociedade de Bento Gonçalves.

Susfa

Sede Social: rua Garibaldi, 559, bairro São Francisco, Bento Gonçalves

Sede Esportiva: rua Goes Monteiro, 322, bairro São Francisco, Bento Gonçalves

Sede Campestre: linha Sertorina, Farroupilha

Contato: 3452 1597
E-mail: clubesusfa@yahoo.com.br


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também