Clubes e atletas amadores se unem para tentar liberação de esporte em duplas

Um abaixo-assinado on-line organizado ainda na quinta-feira, 27/08, já reúne mais de 450 assinaturas de atletas amadores e profissionais, que pede a retomada das atividades em duplas em Bento Gonçalves. A mobilização é uma das ações organizadas por clubes e esportistas após a determinação do Ministério Público Estadual, publicada também na quinta-feira, proibindo atividades físicas em duplas, como padel e beach tênis. O MP defende o cumprimento do decreto estadual, que introduziu o modelo do Distanciamento Controlado.

De acordo com Deise Brancher Scotton, sócia-proprietária do Padel Pro de Bento Gonçalves, representantes dos clubes da cidade entregaram na manhã desta sexta-feira, 28/08, uma petição na prefeitura municipal demonstrando – com fatos e dados técnicos – como o pádel não oferece maiores riscos aos praticantes. “Trabalhamos nesses 24 dias seguindo todas as recomendações dos órgãos competentes, inclusive com utilização de equipamentos de luz com tecnologia UV para desinfecção de pisos e calçados”, pontua. 


 

Levando em consideração que o Modelo de Distanciamento Controlado do Estado, no protocolo específico para bandeira laranja, permite o atendimento individualizado em no mínimo 16m² por pessoa e sem público e que a dimensão da quadra de padel possui 200m² (10x20m), onde somente quatro atletas ocupam o espaço simultaneamente, sem que haja contato físico entre os mesmos, os clubes entendem  como incoerente a decisão do MP. “Inclusive já reunimos mais de 400 assinaturas em menos de 24h de pessoas se manifestando contrárias à decisão pois conhecem e confiam em nosso trabalho”, ressalta a empresária. 

Na próxima semana, os representantes do clube também pretendem se reunir com representantes de entidades de classes empresariais para mobilizar a categoria em busca da reversão da situação. "Todos os esportes em geral deveriam se unir para que haja uma retomada gradual, do que apresenta menor risco ao maior. Se os esportes coletivos de contato solicitarem a proibição aos que oferecem menor risco como os esportes em dupla ou individuais, por exemplo, a probabilidade de que todos possam voltar as atividades fica ainda menor. O processo fica ainda mais demorado para todos e a retomada do trabalho mais distante", acredita.

Prefeitura irá pedir retomada
Ainda na noite de ontem o prefeito Guilherme Pasin manifestou que existem dados científicos e favoráveis que comprovam que é possível manter tanto os esportes em dupla quanto os coletivos em pleno funcionamento, mas que o município tem que cumprir a decisão do Ministério Público. “Apresentaremos nossa defesa, nossos dados e mostraremos que é possível enfrentarmos o coronavírus mantendo essas atividades. Mas, por enquanto, eu peço que os clubes respeitem a decisão e a medida, pois a fiscalização será realizada”, pontuou.