Colaboração é a palavra-chave para empreender
Esta não é a primeira vez que a CDL Jovem reúne centenas de pessoas em suas palestras. Aliás, quando o assunto é qualificação, os jovens lojistas sabem muito bem selecionar bons palestrantes e criar estratégias para atrair comerciantes e comerciários. Na última terça-feira, dia 12, no Clube Ipiranga, foi a vez do Professor Menegatti, conferencista nas áreas de Vendas, Motivação e Liderança, falar para um público de 700 pessoas, aproximadamente. Em torno do tema “Campeões em Resultados”, o palestrante mostrou, através de exemplos práticos, que a colaboração é a palavra-chave do momento.
O presidente da CDL Jovem, Gustavo Cecon, abriu o evento falando do momento vivido pelo comércio local. “O varejo de Bento passa por uma significativa mudança de comportamento. As empresas estão investindo mais em qualificação e o resultado podemos ver na prática. A expressiva participação nesta palestra nos mostra que o setor quer ser mais competitivo, o que nos deixa satisfeitos”, frisou.
Com larga experiência em desempenho de alto nível, Menegatti é considerado uma das maiores autoridades do país no assunto. Segundo ele, as constantes mudanças de mercado fizeram as empresas entenderem que todo trabalho depende da colaboração entre os membros da equipe. “A competitividade deve estar presente em ações de mercado, mas o comportamento interno deve priorizar a colaboração. Assim como devemos aproveitar o conhecimento dos profissionais que trabalham na empresa. A busca de ideias criativas gera ações inovadoras. Isso é ser diferente”, assegurou.
Menegatti disse que é necessário apresentar 60 ideias para que apenas uma possa ser implementada com sucesso. Com gestão voltada para a inovação aberta, a 3M, por exemplo, premia em dinheiro os funcionários que apresentam ideias viáveis. “Só quem inova mantém o negócio”, afirmou. O palestrante destacou, ainda, que não basta ter bom preço e produtos e serviços de qualidade. “Precisamos cuidar do cliente. A diferença está nas pessoas, no atendimento”, garantiu. Estudos desenvolvidos pelo American Study by Bain & Co found mostram que 80% dos profissionais acreditam que atendem bem, enquanto só 8% dos clientes concordam com isso.
Diante da rapidez com que o mercado muda é fundamental entender para poder acompanhar as mudanças e não se adaptar para não acomodar. Diante disso, o palestrante citou as redes sociais como importantes ferramentas. “As empresas precisam usar as mídias sociais com informação interessante para vender, mostrar sua cara. Hoje, é comum empresas contratarem funcionários pela rede. Quem está fora dela, está fora do mercado”, ressaltou.
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa
Orkut: http://www.orkut.com.br