Coleta de amostras de sangue superou expectativas

A Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves, com o apoio do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), realizou durante esta quinta-feira, 25, no salão nobre da prefeitura, a coleta de amostra de sangue (3 a 5ml), para a busca de doadores de medula compatível com Eduardo Borges Stringhi, de sete anos de idade. A coleta encerrou com saldo positivo, tendo o total de 679 amostras, superando as expectativas da equipe que realizou a campanha.

Os dados dos doadores serão inseridos em um cadastro nacional, o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome), do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Auxiliaram na campanha cerca de 30 pessoas, entre funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, Hemocs, agentes de saúde, técnicos de enfermagem e alunos de enfermagem da Faculdade Cenecista.

Enquanto a família mobiliza a comunidade, Eduardo segue internado no hospital Conceição, em Porto Alegre. Nenhum dos familiares é compatível.

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo com isso que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da leucemia. Como geralmente não se conhece a causa da leucemia, o tratamento tem o objetivo de destruir as células leucêmicas, para que a medula óssea volte a produzir células normais.

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br