Coleta de lixo custará R$ 861,8 mil mensais
Depois de ter sido suspensa por duas vezes no ano passado (em abril e novembro), uma nova licitação para o serviço de coleta, transporte, transbordo e destinação final do lixo produzido em Bento Gonçalves já está em andamento. A concorrência do tipo menor preço estima que o serviço custará R$ 861,8 mil, levando em conta um montante de três mil toneladas por mês – menos do que o previsto no edital do último ano (próximo a R$ 1 milhão) e mais do que o gasto atual. Segundo dados da secretaria municipal do Meio Ambiente, em 2015, o valor pago pela prefeitura chegou a R$ 9 milhões, uma média mensal de R$ 751,7 mil.
De acordo com o titular da pasta, Neri Mazzochin, para este novo edital, os valores foram recalculados e algumas cláusulas revistas. A prefeitura também promete mais rigor na fiscalização do serviço. “A empresa tem obrigações e, em caso de descumprimento, iremos multá-los”, garante. Um dos pontos que mais geram reclamações por parte da comunidade é a mistura do lixo no momento da coleta. “Não adianta incentivar a população a separar corretamente o lixo se a empresa recolhe o reciclado no lugar do orgânico”, complementa.
Este foi um dos pontos levantados em junho do ano passado durante audiência pública para debater a questão do lixo. Na época, a RN Freitas, que há três gestões é responsável pelo serviço em Bento Gonçalves, reconheceu a falha, mas alegou que a própria comunidade coloca os dois tipos de resíduos em uma mesma lixeira – a orientação que a empresa passa aos funcionários é o recolhimento de todo o material. Para minimizar o problema, o novo edital prevê reajustes no cronograma de coleta. O objetivo é evitar que os horários dos caminhões coincidam em um mesmo bairro.
Com a mudança, a coleta do lixo reciclável deve ocorrer das 7h às 14h, e do lixo orgânico, das 14h às 22h. O horário será diferenciado para os dois tipos de resíduo nos bairros Cidade Alta (de segunda a sábado das 16h às 22h) e Centro (de segunda a sexta, das 20h às 24h e no sábado, das 16h às 22h). Atualmente, o serviço inicia sempre a partir das 7h em todos os bairros – exceto Centro e Cidade Alta, onde a coleta do orgânico é realizada no final da tarde e à noite.
O edital
A licitação está marcada para o dia 12 de abril. Atualmente, a prefeitura mantém contrato emergencial com a empresa RN Freitas, com vigência até maio deste ano. O edital detalha o número de veículos que a empresa deverá dispor, sendo nove caminhões coletores compactadores com capacidade de recolhimento de 90 a 130 toneladas de lixo por dia, sete para resíduos recicláveis, um para resíduos urbanos especiais e outro específico para coletar o acúmulo de rejeito nas associações de recicladores. Os contêineres no Centro e no bairro Planalto serão mantidos, bem como o monitoramento da coleta por meio de GPS instalado nos caminhões. O contrato tem vigência de um ano, podendo ser prorrogado por até cinco anos, com reajuste pelo IGP-M.
Gastos por ano
2010: R$ 4.953.203,00
2011: R$ 6.030.029,43
2012: R$ 5.517.933,49
2013: R$ 7.343.974,71
2014: R$ 8.219.265,80
2015: R$ 9.021.131,23
(Foto: Priscila Pilletti)