Coluna da UCS fala sobre inovação, cursos e competição de foguetes

UCS mantém 2º lugar nacional em Inovação e avança para 5º em Pesquisa
Pelo quinto ano consecutivo, a Universidade de Caxias do Sul conquistou o 2º lugar nacional em Inovação, entre as instituições de Ensino Superior comunitárias e privadas, no Ranking Universitário Folha, o mais conceituado levantamento sobre a educação universitária do país. No mesmo segmento, a UCS avançou do 7º para o 5º lugar em Pesquisa – melhor posição desde a criação do ranking, em 2012 – entre 84 universidades. Os dados completos, divulgados na semana passada, podem ser acessados no link www.ruf.folha.uol.com.br/2016.

Competição regional inédita de Foguetes envolve participantes
A primeira Competição Regional de Foguetes, realizada no dia 24 de setembro, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), mostrou que é possível ensinar ciência de forma interativa e divertida. Durante a competição, que contou com 16 equipes, quase uma centena de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio se envolveram e vibraram com os foguetes, feitos a base de garrafas PET e outros materiais de baixo custo, que foram lançados com propulsão à água. 

Na primeira etapa da competição, cada equipe realizou dois lançamentos e, pelo critério de maior distância, 10 equipes se classificaram para a segunda etapa. A fase final contou com a participação de seis equipes. Também pelo critério de maior distância, a vencedora foi a Apollo XII, do Colégio Estadual Ângelo Mônaco, de Fagundes Varela (173,5 metros). O segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com a equipe Sidiney III, do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Garibaldi, e com a equipe Nós na Lua, do Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, de Bento Gonçalves. 

Conforme a professora Tânia Morelatto, uma das responsáveis pela coordenação, juntamente com os professores Matheus Poletto e Tiago Cassol, o evento foi inspirado na Mostra de Foguetes que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Ainda segundo ela, o caráter inédito da competição na região serrana do estado estimulou que diversas equipes se interessassem em participar. “Uma equipe de acadêmicos da UCS e até uma escola de Paraíba procuram a competição. Mas, neste ano, preferimos mantê-la no nível básico. A intenção é ampliar para outras modalidades a partir das próximas edições”, ressalta.

Nesta primeira Competição de Foguetes, participaram escolas dos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Fagundes Varela, Garibaldi, Carlos Barbosa e Vacaria. A promoção é do Centro de Ciências Exatas e da Natureza e Tecnologia do Carvi, do Núcleo de Apoio ao Ensino da Matemática, do Núcleo de Apoio ao Ensino da Física e do Grupo Gincarvi Jr. – Tecnologia em Foguetes.