Coluna da UCS traz informações do Vestibular de Inverno e curso de implementação de FMEA para empresas

Vestibular de Inverno: inscrições seguem abertas até o dia 5 de junho

As inscrições para o Concurso Vestibular de Inverno 2016 da Universidade de Caxias do Sul (UCS) podem ser feitas até o dia 5 de junho. A partir desta edição, com o objetivo de qualificar ainda mais o seu processo de seleção, a UCS implementou algumas mudanças, como a divisão dos cursos em grupos: agora são quatro, e cada um deles terá uma composição de provas e duração diferentes. 

Os candidatos que se encontram no G1 (para candidatos ao curso de Medicina) e G2 (para candidatos aos cursos de Medicina Veterinária e Odontologia) só poderão realizar a prova no Campus-Sede, em Caxias do Sul. Já os demais candidatos do G3 (cursos de tecnologia e bacharelados) e G4 (cursos de licenciaturas) podem escolher o campus no momento da inscrição. 

  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

O vestibular de inverno acontece no dia 26 de junho. A prova inicia às 13h30, mas os candidatos devem estar no local de prova às 12h30.

  • Vinícola Garibaldi

Entre as opções de ingresso no Vestibular de Inverno da UCS, em suas unidades universitárias em Caxias do Sul, Vacaria, Bento Gonçalves, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata, Canela e São Sebastião do Caí, 13 são ofertadas no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi): Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comércio Internacional, Design, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Pedagogia e Psicologia.

As inscrições, a relação dos cursos ofertados neste Vestibular de Inverno e outras informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas pelo site www.ucs.br.

Avaliação on-line até o dia 20 de junho

A edição da Avaliação On-line deste semestre – que integra a rotina acadêmica da UCS desde 2002 – está disponível para professores, alunos e funcionários até o dia 20 de junho. Neste semestre serão avaliadas:

– Todas as Disciplinas/Turmas quanto às Condições de Ensino e de Aprendizagem (autoavaliação dos alunos, avaliação dos professores pelos alunos, autoavaliação dos professores e avaliação das turmas pelos professores); 
– Infraestrutura e Serviços (instalações gerais, laboratórios, bibliotecas etc.);
– Disciplinas Semipresenciais e a Distância;
– Cursos em EAD (avaliação do curso, infraestrutura, disciplinas e autoavaliação).

Além dessas avaliações, estão disponíveis formulários específicos para os alunos concluintes (alunos que já protocolaram pedido de colação de grau) que poderão contribuir com comentários sobre sua experiência com o curso e sua inserção no mercado de trabalho. O processo avaliativo é voluntário e sigiloso.

A avaliação on-line tem se consolidado como um importante canal de comunicação utilizado por toda a comunidade acadêmica. Os resultados das avaliações e comentários incluídos nos formulários são subsídio fundamental para o planejamento Institucional: professores, alunos e funcionários, ao participarem do processo de avaliação, estarão contribuindo para melhorar cada vez mais os cursos e serviços oferecidos na Universidade. Como incentivo, os alunos participantes concorrem a bônus de 50% e 25% do valor das mensalidades. 

Carvi oferece curso para implementar ferramenta de qualidade FMEA em empresas

Estão abertas as inscrições para o curso “Análise de Modos e Efeitos Potenciais de Falhas – FMEA” destinado a estudantes de Engenharia, profissionais técnicos, analistas, engenheiros e gerentes envolvidos no projeto e desenvolvimento de produto, no monitoramento, controle e melhoria de produtos e processos industriais.

A FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) é uma ferramenta que busca a prevenção de falhas dos produtos e processos de fabricação, através da avaliação e redução dos riscos associados ao funcionamento do produto. De acordo com o ministrante, professor Alexandre Pedott, doutor em Engenharia de Produção, “o uso da FMEA reduz o risco de falhas e aumenta a confiabilidade dos produtos. No processo de fabricação, a FMEA permite estabelecer controles eficientes para eliminar ou reduzir os modos de falha, tais como o uso de dispositivos a prova de falhas (Poka Yoke) e o Controle Estatístico de Processo (CEP)”.

Professor Alexandre Homsi Pedott, ministrante do curso no Carvi

O curso será realizado no Carvi entre os dias 25 e 28 de julho, das 8h às 12h. As inscrições podem ser feitas pelo site da UCS, no link Extensão. Mais informações pelo e-mail [email protected].

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também