Coluna do Esporte, por Alexandre Brusa

Parecidos

Os desavisados podem dizer que Esportivo e BGF perderam Lenílson e Piolho. Mas não foi bem isso. Acredito que os atletas é que perderam a oportunidade de jogar em Bento Gonçalves. Pode ser que um vá parar no Corinthians e outro confirme mesmo sua ida para a ACBF. Mas os dirigentes bento-gonçalvenses agiram corretamente. Acertar verbalmente por um valor e depois, na hora de assinar o contrato, fazer novas exigências não é admissível. Com trabalho, dá para achar outros jogadores que, além de terem a mesma qualidade dos que não acertaram, honrem sua palavra. 

Mega Fight

Com certeza o Mega Fight será o maior evento esportivo da Serra Gaúcha deste final de semana. Se na edição passada, em 2011, cerca de 2.500 pessoas vibraram com as lutas, imagina agora que o esporte ficou mais popular no país. E será divertido ver dois confrontos Brasil x Argentina no ringue. Na maioria das vezes, brasileiros e argentinos têm vontade de se bater em esportes em que isso não é permitido. No MMA, nocautear o adversário não só é tolerado como é um objetivo. O evento tem tudo para ter 12 grandes lutas e um excelente público. 

Pressão

Além de lidar com o adversário, os lutadores de Bento Gonçalves terão outro problema para administrar: a pressão que vem das arquibancadas. Lutar em casa, com os amigos, pais, namorada, cachorro e papagaio do adversário assistindo é diferente. Para aqueles que não estão 100% concentrados, a perna pesa uns quilos a mais e a decepção de perder é maior. Mas lidar com a pressão faz parte da imensa maioria dos esportes, e no MMA não é diferente. Entretanto, olhando pelo outro lado, se lutar com torcida a favor pode ser ruim, imagina com torcida contra. Não será fácil também para os adversários dos lutadores da casa. 

Esportivo

O Esportivo está um passo à frente dos adversários. Tem 70% do grupo de jogadores com a bagagem de um ano de entrosamento e bom ambiente. Em uma projeção inicial (e isso pode mudar com os treinamentos), apenas Erick e Léo chegam com status de titular. Isso quer dizer que 80% do time que venceu a Série A2 com sobras será mantido. Sei que a qualidade dos jogadores da Série A é diferente dos da Divisão de Acesso, mas analisando o elenco montado até agora pelos adversários do alviazul, acredito que dê para classificar para as quartas de final nos dois turnos. 

Reforços

Dos dois atacantes que o Esportivo ainda quer contratar para fechar o grupo de jogadores para a temporada 2013, pelo menos um precisa vir para ser titular. Um centroavante, finalizador nato, poderia ser a solução. Alguém que cabeceie com facilidade os cruzamentos de Rafael Bittencourt. A velocidade na frente ficará por conta de Léo ou Luciano Marreta. 

Poder de investimento

As mudanças no time do Flamengo que foi campeão do Estadual de Amadores para o Flamengo que jogará o Sul-Brasileiro em São Paulo no final do mês foi maior do que se projetava. Isso significa duas coisas: primeiro que o rubro-negro quer mesmo conquistar o título e segundo que o poder de investimento do clube é muito grande. Contratações interessantíssimas foram feitas. O ataque titular do time de São Valentim, por exemplo, deverá ser formado por Fábio Alemão e Flaviano. Essa dupla seria titular em 90% dos times da Divisão de Acesso neste ano. Isso mostra que a decisão de não profissionalizar o clube ocorreu independente do dinheiro necessário para tanto.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.