O amor contagia

Por: Greice Scotton Locatelli | 26/04/2019 06:00:34

Onde quer que você esteja, seja a alma deste lugar. Discutir não alimenta. Reclamar não resolve. Revolta não auxilia. Desespero não ilumina. Tristeza não leva a nada. Lágrima não substitui suor. Irritação intoxica. Deserção agrava. Calúnia responde sempre com o pior. Para todos os males, só existe um medicamento de eficiência comprovada: continuar na paz, compreendendo, ajudando, aguardando o concurso sábio do tempo, na certeza de que o que não for bom para os outros não será bom para nós. Pessoas feridas ferem pessoas. Pessoas curadas curam pessoas. Pessoas amadas amam pessoas. Pessoas transformadas transformam pessoas. Pessoas chatas chateiam pessoas. Pessoas amarguradas amarguram pessoas. Pessoas santificadas santificam pessoas. Quem eu sou interfere diretamente naqueles que estão ao meu redor. Acorde, se cubra de gratidão, se encha de amor e recomece. O que for bênção para sua vida, Deus te entregará, e o que não for, ele te livrará! Um dia bonito nem sempre é um dia de sol, mas com certeza é um dia de paz.

A mensagem, de Chico Xavier, é uma lição de vida que talvez só quem passe por uma situação de provação extrema saberá entender. Nesta semana, diversos exemplos desse tipo na região mostraram o quão fortes, determinadas e altruístas algumas pessoas podem ser.

Em Caxias do Sul, Zeneide Jardim, de 55 anos, recentemente diagnosticada com câncer e as vésperas de iniciar o tratamento contra a doença, foi surpreendida pela decisão da neta, Hellen Gonçalves, de 18 anos. A adolescente raspou a cabeça para mostrar sua solidariedade e encorajar a avó. Os cabelos de Hellen foram doados para a campanha “Cabelos de Aço”, da Brigada Militar (BM) e entregues ao banco de perucas do Hospital Geral, que faz empréstimo de perucas e lenços às mulheres em tratamento oncológico. A BM, aliás, protagonizou outra cena marcante da semana: os alunos-soldados que realizam formação em Bento Gonçalves se mobilizaram e arrecadaram 300kg de alimentos que foram entregues para 100 crianças atendidas pelo projeto AABB Comunidade, mostrando que o papel da BM vai além de somente combater a criminalidade. E por falar em “ir além”, outra situação que merece destaque, também relacionada a tratamento de saúde, é a atitude do Instituto do Câncer do Hospital Tacchini. A história de Mateus Scariot Nunes, um menino de 5 anos de idade que desde janeiro trata um tumor no cérebro, divulgada nesta semana, é exemplo de como um tratamento de saúde pode envolver muito mais do que só internação e medicamentos. 

 


 

Mas não pense que os bons exemplos vêm apenas de pessoas: os animais também fazem a sua parte. Neste link você confere o resultado da minha primeira “entrevista” com uma “fonte animal”. O Rama, essa fofura na foto acima, é um caso raro de cão-guia adaptado para mais de um tutor e hoje curte uma merecida aposentadoria ao lado da Ivanice e do Alcindo. Ele, que antes dedicava a vida a ajudar deficientes visuais, segue cumprindo seu papel, agora como mascote da Anjos Unidos, entidade que auxilia pessoas com deficiência.

“Pessoas curadas curam pessoas. Pessoas amadas amam pessoas. Pessoas transformadas transformam pessoas”, já bem disse Chico Xavier. Que saibamos seguir espalhando sementes inspiradoras!


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Greice Scotton Locatelli

Greice Scotton Locatelli

 



Editora-chefe do Grupo SERRANOSSA desde 2010, é formada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo, pela Unisinos, e tem na Língua Portuguesa e na Fotografia duas de suas maiores paixões.




Leia a Edição
IMPRESSA


Edição 779
25/09/2020 00:05:51
Edições Anteriores

Curta o SERRANOSSA