Meu condomínio pode ou não pode fazer assembleia virtual?

Por: Vicente Tomasi | 08/08/2020 09:59:49

Desde que tudo começou, em meados de março, a nossa rotina condominial mudou muito, nosso convívio em áreas comuns foi proibido, devemos evitar aglomerações e as assembleias, como ficam?! A lei obriga a realizar pelo menos uma assembleia anual para fazer prestação de contas, podendo ter ou não eleição (isso depende do tempo estipulado em convenção). Neste período de pandemia, em que não podemos utilizar o salão ou até mesmo a garagem para fazer as reuniões, a primeira ideia que vem à cabeça de todos é: vamos fazer on-line. 

A realização de assembleia virtual durante a pandemia é autorizada por lei, mesmo que não previsto em convenção, desde que trate de assuntos de emergência – também está permitida a prorrogação do mandato do síndico até 30 de outubro. Sim, a reunião on-line é uma ótima ideia, mas temos que lembrar que nem todos têm acesso à internet, computador ou até mesmo têm familiaridade com a tecnologia, principalmente as pessoas de idade. Outra grande questão que prejudica é o fato de não termos certeza de que a pessoa do outro lado é a que tem o poder de decisão. Se muitas vezes não conhecemos nem nosso vizinho de porta, como poderemos confiar que quem está administrando não irá fazer uso dos poderes em benefício próprio? 

Embora seja ótimo poder assistir à assembleia do conforto da sua casa, por enquanto não temos meios que nos forneçam segurança jurídica para isso. Caso seja autorizado em todas as situações, não somente em emergências , poderá virar um caos, pois todos sairão correndo para querer marcar a data, uns para largar o mandato e outros para reclamar como anualmente fazem. Enfim, sabemos que esta pandemia está nos fazendo mudar nossos hábitos e acelerando a adesão ao mundo digital, mas também não podemos atropelar os processos, pois atos não pensados poderão custar caro tanto aos representantes quanto aos condôminos. Eu, como administrador de condomínio, aconselho aguardar isso tudo passar.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Vicente Tomasi

Vicente Tomasi

Síndico profissional. Diretor do Grupo Tomasi (http://www.grupotomasi.com.br/site/)





 




Leia a Edição
IMPRESSA


Edição 805
04/08/2021 00:00:18
Edições Anteriores

Curta o SERRANOSSA