Infiltração no condomínio: quem paga a conta?

Por: Vicente Tomasi – Falando de condomínio | 26/09/2020 15:11:10

Um dos maiores fantasmas que assolam condomínios são, sem sombra de dúvidas, as infiltrações. Elas deixam as paredes manchadas; deixam rachaduras no gesso; criam bolhas e/ou descascam as pinturas; podem desencadear outros danos à estrutura do empreendimento e, claro, causam bastante dor de cabeça e um prejuízo financeiro, muitas vezes, alto. 

E quando entramos no assunto dinheiro, aí que o incômodo começa. Afinal, quem vai pagar a conta? O condomínio, você ou o vizinho? Pois bem, vamos explicar cada situação. 

Se a infiltração for na tubulação vertical, na fachada ou em alguma região pertencente ao prédio, este gasto fica a cargo do condomínio, com todos os reparos e encargos. Por isso, ressalto a importância da realização de manutenções periódicas, a fim de evitar gastos expressivos que não estavam no orçamento. 

Se a infiltração for causada por uma tubulação horizontal do apartamento do vizinho e, por infortúnio, vier a danificar o seu imóvel, é ele quem deverá arcar com as despesas. Nesse caso, é importante que o condômino seja notificado por escrito, a fim evitar problemas jurídicos posteriores. 

Quando falamos dos imóveis alugados, se a infiltração for oriunda de desgaste natural da estrutura do apartamento, é o proprietário quem deverá pagar os custos de toda a manutenção. Porém, se o locatário vier a realizar alguma reforma no apartamento que venha a danificar a tubulação, é ele quem deverá arcar com os gastos de reparo. 

Por fim, vale lembrar que infiltração é um problema extremamente sério e pode causar prejuízos enormes. Ao menor sinal de possível infiltração, entre em contato com o síndico do seu prédio ou com a administradora de condomínios para que as melhores ações sejam tomadas com profissionais especializados. Infiltração é um assunto sempre urgente que não deve ser deixado para depois.
 


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Vicente Tomasi – Falando de condomínio

Vicente Tomasi – Falando de condomínio

Síndico profissional. Diretor do Grupo Tomasi (http://www.grupotomasi.com.br/site/)





 




Leia a Edição
IMPRESSA


Edição 783
23/10/2020 00:05:17
Edições Anteriores

Curta o SERRANOSSA