Áreas comuns do condomínio: os cuidados durante a pandemia

Por: Vicente Tomasi – Falando de condomínio | 10/09/2020 12:29:40

Pandemia, Covid-19, álcool em gel, máscara, distanciamento... Essas palavras e hábitos tomaram conta do nosso 2020. Após mais de sete meses vivendo com essa nova realidade, decretos de flexibilização vêm sendo lançados pelos governos e muitos condôminos estão perguntando: “Quando as áreas comuns vão reabrir?” 

Se você é síndico e está recebendo essa pergunta de condôminos, antes de tomar alguma atitude, tenha cautela. Primeiramente, veja quais são os decretos municipais e estaduais vigentes para a reabertura de áreas comuns. Caso não haja nenhum, entre em contato com os condôminos – através de enquetes ou assembleias – para, juntos, decidirem os melhores caminhos a serem tomados. 

Caso a preferência da maioria se dê pela reabertura das áreas de uso comum, é imprescindível que seja preparado um guia com os protocolos de uso, higiene e segurança com as diretrizes que discriminam o número máximo de pessoas por espaço, normas de limpeza, além de todos os cuidados gerais que já conhecemos (uso de máscara, distanciamento de 1,5m, álcool em gel à disposição...). Outro ponto que precisa ser discutido entre os condôminos é o cumprimento destas regras! Importante que no guia também seja previsto a aplicação de multas e advertências, se assim, todos concordarem. 

Vale lembrar que cada espaço tem a sua peculiaridade e a sua dinâmica. Por isso, eu aconselho que todas as medidas de segurança sejam pensadas nos mínimos detalhes, assegurando o bem-estar de todos os condôminos. 

Após a finalização desse guia, deixe uma cópia em cada um dos ambientes de uso comum do condomínio, a fim de que todos estejam cientes das regras e deveres de cada um para com a saúde de todos.
 


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Vicente Tomasi – Falando de condomínio

Vicente Tomasi – Falando de condomínio

Síndico profissional. Diretor do Grupo Tomasi (http://www.grupotomasi.com.br/site/)





 




Leia a Edição
IMPRESSA


Edição 784
30/10/2020 00:05:57
Edições Anteriores

Curta o SERRANOSSA