Seguro do condomínio e seguro do imóvel: por que é importante contratar?

Por: Vicente Tomasi | 20/11/2020 14:00:21

Você sabe se o seu condomínio possui seguro? Não?! Então fique atento. A contratação de seguro condominial é uma obrigatoriedade de todo condomínio (prédios residenciais verticais ou horizontais, prédios comerciais, shoppings...) – e deve possuir as coberturas contra os riscos de incêndio ou destruição, total ou parcial, conforme prevê o Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002, artigo 1.346). 

O responsável pela contratação do seguro do condomínio é o síndico (ou seu representante legal, aprovado em assembleia) que, em um prazo de 120 dias após a liberação para a habitação, deverá contratar um seguro condominial capaz com apólice de garantir a reconstrução do prédio. Caso algum sinistro venha a ocorrer em área comum e o empreendimento não tenha o seguro ou este possui cobertura insuficiente, o síndico poderá ter que ressarcir os moradores por perdas ou danos e até mesmo responder judicialmente. É aquela história que sempre comentamos: ‘o barato que sai caro’. 

Quanto ao valor mensal do seguro do condomínio, ele é rateado entre todos os condôminos. Seguro do condomínio e seguro do imóvel: por que é importante contratar? 

Então agora você deve estar pensando: se o condomínio possui seguro, eu não preciso de seguro para a minha residência. Bom, a resposta é NÃO. O seguro do condomínio não cobre os danos ocorridos no interior das residências. Por isso, é sempre aconselhável ter também o seguro residencial. O seguro condominial não se opõe ao residencial, eles se complementam. Quando o do condomínio não cobre, o da residência pode cobrir. Quer um exemplo? Imagine que houve uma explosão de gás no seu apartamento e ocorreram danos à estrutura do prédio. Neste caso, o seguro condominial cobrirá a reforma, mas é o seguro residencial que irá pagar o aluguel para você enquanto o seu apartamento não fica pronto e até mesmo cobrir despesas legais. 

E é como sempre falamos aqui na coluna: às vezes, no medo de não querer pagar alguns reais a mais no valor do condomínio, vários condôminos acabam pagando um preço muito mais caro no final das contas. 

Se você precisa de auxílio quanto à questão de seguros, entre em contato com o Grupo Tomasi que temos uma equipe especializada para atender você e o seu condomínio.
 


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Vicente Tomasi

Vicente Tomasi

Síndico profissional. Diretor do Grupo Tomasi (http://www.grupotomasi.com.br/site/)





 




Leia a Edição
IMPRESSA


Edição 805
04/08/2021 00:00:18
Edições Anteriores

Curta o SERRANOSSA