SERRANOSSA: há 600 semanas levando informação de qualidade até você

Por: Greice Scotton Locatelli | 03/10/2017 00:00:00

O SERRANOSSA completa nesta sexta-feira, dia 10 de março, a marca de 600 edições distribuídas. São 600 semanas de informação de qualidade que chega até você gratuitamente. São 600 semanas de preocupação em selecionar as notícias mais importantes e em escrevê-las da forma mais simples – porém completa – e imparcial possível, para que você, leitor, possa tirar suas próprias conclusões. São 600 semanas de muita dedicação e de muito amor envolvido para que nossos parceiros tenham o retorno que merecem.
Nessas 600 semanas (ou 11 anos e meio) muita coisa mudou, algumas para melhor, outras nem tanto. Mas o que realmente importa é que evoluímos e seguimos trabalhando duro, sem deixar de lado nossos valores. E, como editora-chefe e jornalista, penso que essa evolução só é possível quando permitimos ouvir o que os nossos leitores têm a dizer. Desde o último ano, a condução editorial e de gestão do SERRANOSSA tem mudado bastante, em parte empurrada pela realidade de um país em crise moral, social e econômica, em parte por uma reestruturação administrativa drástica que teve como principal mérito a simplificação de procedimentos e, por que não, de pensamentos. E quando o assunto é evoluir, poucas coisas são tão eficazes quanto a simplicidade. Fomos às ruas, ouvimos nossos leitores, as empresas parceiras que anunciam conosco e aquelas que fazem parte da nossa rede de distribuição. Ouvimos críticas e elogios, que inspiraram adaptações e cortes. Repensamos nossa missão enquanto meio de comunicação e, mais do que nunca, tentamos nos colocar no papel do leitor para entender as necessidades dele. Muitas ideias boas surgiram. Obviamente que nem tudo pôde ser colocado em prática, mas aquilo que se mostrou viável foi e continua sendo feito. Um exemplo simples é o das Palavras Cruzadas e do Horóscopo, que voltam às páginas do impresso a partir desta semana atendendo a diversos pedidos. Na parte logística, algo um pouco mais complexo, mas que se provou plenamente executável, foi a oferta de assinaturas – o jornal segue sendo gratuito mas disponibiliza o serviço de entrega a um valor simbólico para quem prefere receber um exemplar em casa ou no trabalho. Na parte editorial, séries especiais de reportagem (muitas que nascem a partir de sugestões de leitores) seguirão sendo rotina por aqui.
Então o SERRANOSSA atingiu o seu ideal? Muito longe disso. Os desafios são muitos e se renovam a cada dia – às vezes em poucas horas. Nossos dilemas se multiplicam vertiginosamente conforme cada demanda que surge. As decisões nem sempre são as corretas, mas temos convicção de que foram as melhores que poderiam ter sido tomadas naquelas circunstâncias. Como todo ser humano, tentamos aprender com nossos próprios erros e nos autovalorizarmos sem deixar que o ego tome conta – algo infelizmente comum quando nos tornamos referência pública. Em épocas em que a instantaneidade da internet faz com que se preze mais pela velocidade da informação do que propriamente pela qualidade e, sobretudo, pela veracidade dela, nosso desafio é noticiar da maneira mais rápida possível, mas com seriedade sem sensacionalismo ou  suposições. A mesma informação precisa ser pensada de pelo menos três maneiras: para o site, para as redes sociais e para o jornal impresso. São públicos distintos, que têm a mesma necessidade de se manterem bem informados, mas de velocidades e maneiras diferentes.
Tenha certeza de que desafios não nos assustam e que seguiremos trabalhando para evoluirmos como pessoas, como empresa e como veículo de comunicação. Nossa meta é seguir sendo porta-voz de uma sociedade carente de respeito em todos os seus aspectos. Ainda vamos acertar e também errar muito, com certeza. Mas dia após dia, notícia após notícia, tentaremos nos manter íntegros para continuar levando até você conteúdo de qualidade.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Greice Scotton Locatelli

Greice Scotton Locatelli

 



Editora-chefe do Grupo SERRANOSSA desde 2010, é formada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo, pela Unisinos, e tem na Língua Portuguesa e na Fotografia duas de suas maiores paixões.




Leia a Edição
IMPRESSA


Edição 779
25/09/2020 00:05:51
Edições Anteriores

Curta o SERRANOSSA