Por que fazer uso da Toxina Botulínica?

Por: Pedro Della Côrte | 03/05/2021 17:16:25

Quem nunca ouviu falar na toxina Botulínica? Ou como muitos conhecem popularmente, de BOTOX®? Na verdade BOTOX® é uma das marcas disponíveis da Toxina no mundo.
A toxina Botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botunilun, que apresenta características anaeróbicas, sendo responsável por produzir diversos sorotipos de toxina, entre os quais o sorotipo A passa a apresentar maior relevância pela sua potência. A sua utilidade é indiscutível, pois inúmeros são os benefícios alcançados através de sua aplicação. Entre eles estão o relaxamento muscular, no controle da rigidez muscular, da espasticidade, na diminuição dos tremores e movimentos anormais, no controle do bruxismo, para evitar o aumento das cicatrizes, para tratar a transpiração excessiva, para enxaqueca, e na estética para eliminar ou suavizar as linhas de expressão, neutralizando os movimentos temporariamente, enquanto durar o efeito do produto.

A técnica busca injetar na região intramuscular uma quantidade suficiente para que interfira na transmissão do impulso nervoso, responsável por gerar a contração muscular. Esta interferência não é permanente e a durabilidade do produto irá variar conforme a marca, quantidade e principalmente, a individualidade de cada cliente. E temos como reverter o efeito da toxina? Muitas técnicas são citadas pelos profissionais como recursos que aceleram o retorno dos movimentos musculares, entre elas o microagulhamento, a radiofrequência e a eletroestimulação, mas o certo é que, mesmo com a tecnologia existente hoje, alguns profissionais orientam que o melhor é aguardar a perda do efeito do produto, retornando naturalmente aos movimentos anteriores.

Como sabemos, todos os procedimentos geram riscos, por menor que possa ser, por isso é importante sempre procurar por um profissional habilitado a trabalhar com este tipo de procedimento, além de questionar a região que será tratada e a marca do produto que estará sendo utilizado. Não esquecendo também de seguir as orientações dos profissionais, para que a durabilidade e a eficiência do produto possa ser melhor aproveitada. 

A partir de agora, você já sabe o verdadeiro nome do produto e o que podemos tratar, portanto, faça um bom uso da técnica e busque melhorar ainda mais a qualidade da sua pele.
 

Apoio:

  


 


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Pedro Della Côrte

Pedro Della Côrte

Professor Universitário, coordenador de curso, biólogo (CRBio3 41579), biomédico (CRBM5 3259), mestre em Genética e Toxicologia Aplicada, proprietário da Clínica Levestar e do Instituto Idevi – Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde. Contato: [email protected]



As colunas de opinião são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do SERRANOSSA.



 




Leia a Edição
IMPRESSA


Edição 805
04/08/2021 00:00:18
Edições Anteriores

Curta o SERRANOSSA