EJA

Por: Pedro Della Côrte | 19/03/2021 15:36:29

Criado pelo governo federal, o programa de Educação para Jovens e Adultos, conhecido como EJA, é uma modalidade de ensino com o objetivo de oferecer o Ensino Fundamental e Médio para jovens acima de 15 anos, adultos e idosos que não concluíram seus estudos na idade apropriada, a fim de alfabetizá-los. Segundo dados do Ministério da Educação, o Brasil tinha mais de 13 milhões de analfabetos, com 15 anos ou mais, o que significa uma verdadeira catástrofe para um País com tantos recursos como o nosso. 

A educação é um dos maiores pilares de uma sociedade. A partir dela buscamos aperfeiçoar as capacidades intelectuais e morais do ser humano, muito além de saber ler e escrever somente, possibilitando que este venha se tornar um cidadão e uma peça fundamental em uma sociedade mais justa e igualitária. Mas nem sempre nossos sonhos se realizam, e foi por isto que surgiu este programa tão importante que tem mudado a vida daqueles que não tiveram a oportunidade de estudar no ensino convencional. 

O EJA, que começou através de incentivos do governo federal, logo foi ganhando espaço nas instituições de ensino privado, tornando-o mais popular e com maior área de abrangência. Como nas demais modalidades de ensino, este sistema também ganhou espaço na educação a distância, que aqui no Rio Grande do Sul ainda não está autorizada, salvo neste momento de Pandemia, quando o sistema presencial está sendo ofertado on-line. 

Esta modalidade de ensino oferece muito mais que um simples certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio, ela proporciona a oportunidade deste aluno ingressar em um curso profissionalizante, ou até mesmo no Ensino Superior, buscando um espaço no mercado de trabalho que lhe garanta um crescimento profissional. 

Atualmente muitas empresas vêm contratando colaboradores que possuam pelo menos o Ensino Médio e aqueles que não possuem têm sido incentivados a concluírem seus estudos a fim de promoções internas. Essas empresas têm exercido um papel de destaque na sociedade, pois além de contribuir para diminuir os índices de analfabetismo, apresentam um aumento na sua produtividade em virtude da qualificação de seus colaboradores, por meio dos estudos. 

Portanto, se você busca por melhores oportunidades de trabalho ou, ainda, ter uma formação no Ensino Técnico ou Superior e não concluiu o Ensino Médio ou Fundamental, o EJA é uma grande oportunidade de alcançar seus sonhos. Busque a escola mais próxima de você, seja ela pública ou privada, e volte a estudar, pois o conhecimento ninguém irá lhe tirar.
 

Apoio:

  
 


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Pedro Della Côrte

Pedro Della Côrte

Professor Universitário, coordenador de curso, biólogo (CRBio3 41579), biomédico (CRBM5 3259), mestre em Genética e Toxicologia Aplicada, proprietário da Clínica Levestar e do Instituto Idevi – Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde. Contato: [email protected]



As colunas de opinião são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do SERRANOSSA.



 




Leia a Edição
IMPRESSA


Edição 805
04/08/2021 00:00:18
Edições Anteriores

Curta o SERRANOSSA